Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2013

"UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ..."

Arroz e Feijão parecem coisas fáceis de se fazer. E são!
Basta atenção em alguns detalhes, e você terá um Arroz Branco soltinho e saboroso e um Feijão cremoso em tom de chocolate, com o caldo grosso e suculento, destes que só as nossas "Nonnas" (avós) faziam!
Vamos ao que interessa:



Para o arroz, além de procurar um de boa qualidade, que é muito importante para que você obtenha um melhor rendimento, é fundamental que ele seja muito bem lavado, em água corrente, até o ponto que a água que escorrer dele, esteja bem clarinha. Deixar escorrer bem é o segundo passo para que ele fique bem soltinho na panela. Faça este processo, se possível, uma hora antes de refogá-lo. 
Em uma panela acrescente óleo ou azeite e uma colher de sopa cheia de alho.  Esta medida é sugerida para duas xícaras de arroz. refogue rapidamente o alho, sem deixar que ele escureça, e junte o arroz lavado e seco. Refogue bem. Quanto mais refogado, melhor será o produto final, um arroz solto e bem cozido. Acrescente, para cada 2 xícaras de arroz, 4 ¹/² xícaras de água quente, misturando bem e deixando cozinhar em fogo alto até que a água comece a encostar na superfície do arroz. Nesta hora abaixe bem o fogo (no mínimo possível), tampe a panela e deixe cozinhando até a água secar de vez. Desligue o fogo e deixe tampado por mais uns 20 minutos. Solte-o com um garfo e transfira-o para a travessa que irá a mesa, servindo em seguida, bem quentinho.
E lembre-se, se na primeira vez que você fizer não ficar com um bom resultado, continue fazendo, pois a prática só vem com a experiencia e esta só se adquiri praticando. 
Existem duas dicas para se obter um arroz mais saboroso, ou diferente dos tradicionais. Uma delas é refogá-lo com Azeite e a outra é acrescentar um cubo de caldo de legumes na sua receita. Fica uma delícia!
Ah, caso você faça o seu arroz com muita antecedência da hora do almoço, uma ótima dica para mantê-lo quentinho e fresquinho é embrulhar a panela em jornal (umas 3/4 folhas) e deixá-la no forno até a hora de servi-lo.


Agora,  para o Feijão existem vários truques, e aí vão eles:

1 - Sempre deixe o seu feijão de molho na véspera de seu cozimento. Se for em dias quentes, deixe-o tampado em uma vasilha, dentro da geladeira.
2 - Algumas carnes, como pontas e sobras de bifes ou carnes para assar, orelha de porco ou chispe dão um sabor especial, e você não precisa consumir estas carnes, após o cozimento retire-as da panela, antes do refogado final e de o destino que você achar melhor. Uma boa calabresa ou paio é importante também, assim como um carnudo pedaço de bacon.
3 - Uma beterraba na panela durante o cozimento, deixa o caldo mais encorpado, e após o cozimento a beterraba poderá fazer parte de uma deliciosa salada. Importante: lave bem a beterraba, mais não de nenhum corte nela, nem na extremidade, nem no seu talo. 
4- E por último, uma panela de pressão vai muito bem nesta hora!


Carnes cortadinhas para enriquecer o feijão - Lombo, Linguiça, Orelha e Bacon!

Receita básica:

1 Kg de feijão preto
1 linguiça calabresa
200 g de orelha de porco
100 g de Bacon
1 beterraba (opcional)
1 1/2 cebola grande picada (1/2 para o cozimento e 1 para o refogado)
1/2 cabeça de alho (metade para o cozimento e a outra para o refogado)
Sal a gosto
1 colher de café de Cominho 

2 folhas de louro
Uns pedacinhos de sobra da "limpeza" dos bifes (opcional)
Água que baste

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão coloque todos os ingredientes, cubra com água até a marca de segurança da panela ou mais ou menos quatro dedos acima do feijão e coloque no fogo por aproximadamente 30 minutos.
Abra a panela, após tirar todo o vapor da válvula de pressão e veja se o feijão esta macio, retire a beterraba e em uma frigideira, refogue a cebola e o alho e quando estiverem bem douradinhos, acrescente uma pitada de cominho e junte tudo ao feijão, corrija o sal, tampe novamente e cozinhe por mais uns dez minutos, desligue, aguarde a hora e sirva. É importante que o feijão seja cozido com todos os ingredientes acima e seja novamente temperado no refogado final. 

É isso, se for feito de véspera, para servir no outro dia, deixe para fazer o refogado final antes de ir para a mesa, no dia. 

Boa Sorte, em breve faremos o passo a passo em vídeo para você se aprimorar ainda mais.

M Canhete

Casa de Empadas e Quiches de Iguaba Grande. Projeto realizado em Julho de 2011.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alô amigos, estarei comentando, dando dicas e receitas de comidinhas maravilhosas conceituadas como o que há de mais prático na cozinha, para você realizar no seu dia a dia,  almoço e jantares para você e sua família, amigos, namorados, maridos, mulheres, conquistas, e etc...
Aguardem, toda semana uma receita nova, bem explicadinha, para você entrar neste mundo encantador, que é o mundo da gastronomia.
Um Abraço
Marco Canhete

“GASTRONOMIA É MAIS QUE ARTE, É UM ESTILO DE VIDA.”