Seguidores

domingo, 4 de janeiro de 2015

Feliz 2015 com Salmão na mesa!


FELIZ ANO NOVO! 



          É isso meus amigos! Feliz Ano Novo para todos! Que 2015, já que estão dizendo por aí que o ano das mudanças, traga muitas para todos nós e principalmente faça-nos deixar um pouco a preguiça de lado e cozinhar para as pessoas que amamos. 
          O ano que passou não me dediquei muito ao "blog", por diversos motivos, mas o principal, muito trabalho, muita consultoria, muitas horas dentro da cozinha, mas prometo que este ano de 2015, vou me doar mais um pouco e passar experiências novas, matérias do que esta acontecendo na área de gastronomia de rua, curiosidades sobre os temperos e muitas receitas. Vamos começar com um prato rápido de salmão que você pode fazer qualquer dia sem ter muito trabalho. Vamos lá.
Para esta receita comprei o salmão em postas. Acho mais saboroso, pois o filé torna-se mais robusto, é claro que dá um pouquinho mais de trabalho, mas no final vale a pena.



Tire o couro em volta das postas, a espinha dorsal e as menores que se encontram próximas a cartilagem central.
É isso, os filé estão
prontos para serem empanados e grelhados.








Para grelhar e não grudarem na frigideira, após temperados, basta colocar em uma travessa um pouco de farinha de trigo e passá-los bem, batendo com a mão para tirar o excesso da farinha.










 É só fritar e para acompanhar faça um arroz de cenoura. É uma delícia e simples. No refogado de alho, acrescente 1/2 cenoura ralada, um punhado de salsinha picada e refogue bem. Acrescente a água medida, e pronto!



Pronto, é só colocar na mesa e saborear! Fiz umas batatinhas sote para acompanhar os pratos, para isto basta uma frigideira com bastante manteiga, ou margarina (qualy) e um punhado generosa de salsa, acrescente as batatinhas, mexa bem para incorporar todo a margarina e salsa e corra para a mesa. 
Beijos e um excelente ano novo! 


Observações:
          Salmão é o nome vulgar de várias espécies de peixa da família Salmonidae, que também inclui as trutas, tipicas das águas frias do norte da Eurásia e da América.
          Várias espécies são criadas em aquacultura, especialmente a espécie  Salmon salar.
O salmão do Oceano Atlântico volta do mar a água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época de procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução o do Atlântico se reproduz mais uma vez
          A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar: o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em águas doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focas, ursos, lobos, tubarões, baleias e seres humanos. 

 Tabela Nutricional:
ItemQuantidadeNecessidade Diária*
Calorias261,9510%
Triptofano0,33g103%
Vitamina D411 UI102%
Ácidos Graxos Ômega-32,09g87,1%
Selenio53,07mcg75,8%
Proteína29,14g58%
Vitamina B311,34 mg56%
Vitamina B123,25mcg54%
Fosfóros420 mg42%
Magnésio138,35 mg34%
Vitamina B60,52 mg26%

*Dados com base em uma dieta de 2.500 Kcal diárias e retirados da Wikipédia (enciclopédia livre).

Marco Canhete
(04.01.2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário