Seguidores

domingo, 3 de maio de 2020

Bolonhesa para meu querido André

"Tagliatelli a Bolonhesa"

        Não é só meu filho André que tem como o seu molho de preferência o "Bolonhesa", acho que é a preferencia nacional e italiana! Salsa alla bolognese (ragu de carnes bovinas e suínas com molho de tomates e outros ingredientes).
     A diferença é que na Itália o "espaguete a bolonhesa" não é reconhecido, pois este molho é servido tradicionalmente apenas com lasanha, com tortelilni ou "tagliatelle" (corte de massa mais largo que o fettuccine) originalmente e sua receita, a que vem da cidade da Bolonha, é bem diferente da que encontramos aqui no Brasil, levando em sua composição cenouras, vinho e leite! Aqui, segundo alguns amigos Italianos comemos espaguete com molho de "carne", porque as famosas e verdadeiras "macarronadas das Nonas" são preparadas na Itália com tagliatelle e molho a Bolonhesa!  
         Existe um tipo de massa indicado para cada tipo de molho, e os mais grossos e consistentes é que vão melhor com espaguete e outros macarrões que são finos e lisos, assim e por esta razão não retêm molhos muitos ralos como o de tomates, sugo ou bolonhesa. Um exemplo de molho para estas massas finas como o espaguete é o Pêsto e o querido Carbonara. Só em cantinas Italianas espalhadas pelo mundo inclusive o Brasil tem o espaguete a bolonhesa no cardápio. Reza a lenda que o prefeito da Cidade da Bolonha certa vez fez um desabafo no Twitter não muito elegante, postando uma foto do prato servido em um restaurante de Londres para "denunciar" a farsa que é mundialmente propagada do espaguete a bolonhesa que não existe. A Itália leva este assunto muito a sério, tanto que chegou a "patentear" esta receita em 1982 na Câmara do comércio de Bolonha. 
                              
Aqui na Lasanha a Bolonhesa!
                                       
              Vou deixar aqui a receita original da Bolonha e a adaptação da que fazemos na nossa loja de Iguaba Grande, Di Marcco Massas.

A moda "Bolonha":
1 fio de Azeite
200g de pancetta (bacon) em cubinhos
1 kg de Carne Moída de primeira
1 cebola média picada
1/4 de xícara de manteiga
340g de molho Pomodoro (tomates)
1kg de tomates sem pele e sem sementes
1 talo de Salsão cortado em fatias finas
2 cenouras trituradas no processador
500ml de Caldo de Legumes
1 xícara de leite
1 xícara de vinho tinto
Sal, Pimenta do Reino e Nós Moscada á gosto

Receita da Di Marcco Massas
1 colher de manteiga
1 fio de azeite
100 g de bacon picadinho
1 cebola picada
1/2 cabeça de alho
2 tomates sem pele cortados em cubos
200 ml de caldo de legumes
1 kg de carne moída
600 g de molho pomodoro (tomates) artesanal
1 colher de salsa, 1 de coentro e 1 de manjericão
2 colheres de vinho tinto (ou molho inglês)
Sal á gosto

Preparo:
Em uma panela aquecida coloque a manteiga e o azeite para aquecer, acrescente o bacon e deixe dourar um pouco para juntar as cebolas e o alho picado. Adicione a carne e deixe dourar mexendo sempre por uns 20 minutos, acrescente agora o vinho, o caldo de legumes e as ervas, mexa para incorporar bem todos os ingredientes. Coloque o molho de tomates, corrija o sal e deixe cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos.  Esta pronto e aqui no Brasil, com todo o respeito aos "compatriotas" italianos, vale regar um bom espaguete passado na manteiga e alho... Adoro!

O Espaguete a Bolonhesa que "não existe" na Itália!


O molho no tradicional Nhoque da Di Marcco Massas!

Acreditando que toda regra pode ser quebrada, desde que não ferindo a moral do próximo e nem infringindo Leis, vale colocar um determinado molho em qualquer tipo de massa, apesar de existirem combinações tradicionais e perfeitas de Molho e Massa!

"Dedico esta publicação ao meu filho André que aprecia muito o molho a bolonhesa e ao sugo, 
como também um bom prato de feijão e arroz com carne moída e purê de batatas", mas quem não gosta? 


MCanhete
(03.05.2020)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário