Seguidores

domingo, 9 de junho de 2013

"Gratinando as Batatas no Domingo"

          Você gosta de batatas gratinadas? É muito bom, não é mesmo?! Aprendi a fazer acompanhamentos tipo, batatas, couve-flor, brócolis, abóbora, entre outros, com uma cozinheira de mão cheia que trabalhava na casa de um grande amigo. Hoje vou dividir com vocês esta receita maravilhosa!
       Separe em sua mesa Margarina, 2 copos americanos de Leite, 1 colher de Farinha de Trigo, 1 caixinha de Creme de Leite, Sal, 1 cubo de Caldo de Legumes e 150 g de Queijo Parmesão com mais 1 Kg de batatas e nesta receita acrescentei 1/2 maço de brócolis, ambos cozidos. 

                                     

       Coloque uma colher bem cheia de margarina em uma panela no fogo médio. Acrescente uma colher bem cheia também, de farinha de trigo e mexa sem parar, até obter uma mistura homogênea.



       Desligue o fogo e acrescente o leite (cerca de 2 copos americanos), e mexa bem, voltando a panela para o fogo. Continue mexendo. 


       Acrescente 1 cubo de caldo de legumes já dissolvido em 1/3 copo americano de água, continue mexendo, uma pitada de nós-moscada e 100 g de queijo parmesão ralado. Continue mexendo para incorpora todos os ingredientes. Se estiver ralo, coloque 1/2 copo de leite com 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) e mexa, se estiver muito grosso, vá acrescentando leite aos poucos até obter a consistência desejada, que é ponto de creme. Reserve.

Rale o queijo na hora para a receita.

       Arrume as batatas no refratário untado com margarina e disponha o brócolis por cima arrumando uniformemente por cima e no meio das batatas.



Coloque o creme por cima das batatas com os brócolis.

                         

       Coloque queijo parmesão por cima e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até estar dourado como da foto abaixo.



       Sirva com frango grelhado, carne assada, frango assado, bife a milanesa ou com o prato principal da sua preferência. Combina com tudo, mas não deixe de servir com um delicioso arroz branco fresquinho.

É isso, mãos a obra!



Marco Canhete
(09/06/2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário