Seguidores

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Carne Seca com Abóbora... é muito bom!!!

A Carne Seca é uma das formas mais antigas de conservação de alimentos e também é conhecida como Charque e Jabá. Reza a lenda que a registros da sua existência no Egito antigo e alguns historiadores acreditam que ela já existia na pré-história. Aqui no  Brasil, ficou conhecida no início pelo nome de Charque, que era uma carne salgada e que teve sua origem no Nordeste do País, nos tempos antigos, principalmente pela ausência de recursos de refrigeração, onde na época usava-se o Sal como um tipo de conservante. Tempo depois passou a ser produzida e bastante apreciada no Rio Grande do Sul e ficou conhecida como Carne Seca no Sudeste do País.  
Já a Carne Seca com Abóbora é uma comida típica do Nordeste do País e existem várias maneiras de deixá-la muito saborosa e com visual de comer com os olhos. Ela pode ser desfiada e servida com quibebe (purê de abóbora) e arroz branco, pode ser desfiada e refogada com pimentões, cebolas e tomates acompanhada de abóbora em cubos salteada na salsa e manteiga e como nossas avós faziam refogada em cubinhos com abóbora e servida com Arroz branco, Feijão e Farofa. É assim que vou apresentá-la aqui com sua receita. 


























Você vai precisar de:

1 Kg de Carne Seca (Charque)
800 g de Abóbora
1 Cebola grande
1 Tomate
1/2 pimentão
1/2 maço de Coentro
1/2 maço de Salsa
2 folhas de Louro
5 colheres de purê de tomate
Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto







Para descascá-la mais facilmente, corte primeiro em cubos pequenos, assim fica mais fácil, pois a casca da abóbora é muito dura.


Não esqueça de deixar a Carne Seca de molho na água de uma noite para o dia de preparo antes de faze-la ou você terá que escaldá-la, como estou fazendo na receita trocando a água pelo menos umas quatro vezes. Se ela já estiver picada, basta três escaldadas. Para escaldar, coloque a carne em uma panela com água e deixe no fogo até ferver por uns 5 minutos, tire do fogo, passe água corrente da torneira e volte para o fogão com uma nova água na panela, assim sucessiva,mente até completar o número de escaldos desejado.


Abóbora já cortadinha, carne escaldada, corte-a em cubos ou estilo estrogonofe e prepare os temperos que irão acompanhá-la na panela de pressão



Coloque somente a carne com todos os outros ingredientes na panela de pressão e cozinhe por aproximadamente 30 minutos em fogo médio,após a fervura. Reserve a abóbora.






















Após os trinta minutos de pressão, abra com cuidado (espere sair todo o vapor) a panela, verifique se a carne esta macia e acrescente as abóboras em cubinhos, deixando cozinhar por mais uns 10 minutos, sem a tampa ou até quando a abóbora estiver bem macia.

Prepare um Arroz branco, uma farofa,um feijão bem temperadinho e é só desfrutar de um delicioso almoço com a família e ou amigos. Ah! Uma Couve Manteiga cortada bem fininha e passada no Alho e Óleo, também caí muito bem!! 

É isso, meus amigos.
beijo no Coração!

Marco Canhete
(06.05.2015)



Nenhum comentário:

Postar um comentário