Seguidores

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Jiló não é só para passarinho, não!




Passei a infância vendo o meu pai limpando as gaiolas de seus passarinhos, que eram muitos, e colocando comida para eles e entre as iguarias dos bichinhos, estavam alpiste, misturas, vitaminas, algumas folhas de verduras e o famoso "jiló"! Cresci achando que este fruto era apenas comida de pássaros, mas não é, nem comida de específica de passarinhos, nem legume, como confundido pela maioria das pessoas. 
O jiló (solanum gilo) é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivada no Brasil, famoso pelo seu gosto amargo e também já foi inspiração de uma canção do Mestre Luiz Gonzaga, onde ele compara as dores da saudade com a amargura do jiló. O nome da música? "Que nem jiló".
Cresci e aprendi a gostar deste fruto com a minha esposa que é apaixonada por  jiló de qualquer jeito, refogado em rodelas com sal, na sopa de legumes, frito ou cozido, mas a receita que eu vou postar hoje, aprendi a fazer com um dono de boteco, que tinha o seu comércio e esta prato em Vargem Grande, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.

Você vai precisar de:
- 6 a 8 jilós inteiros
- 2 tomates médios
- 2 cebolas médias
- 1 pimentão
- 5 dentes de Alho
- 1/2 maço de coentro
- 1/2 maço de salsa
- Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto
- 2 colheres de purê de tomates
- 1 pedaço de Bacon
- Água q.b.




Modo de preparo: 

Pique a Cebola, o Alho, o Tomate e o Pimentão bem pequenininhos. Reserve. Abra os jilós no meio como fazemos com os pães, porém não totalmente preencha-os com uma fatia grossa de Bacon frito e prenda com um palito. 


Na mesma panela que você fritou o Bacon, coloque um fio de óleo ou azeite e refogue os legumes picados até ficarem bem macios e dourados para em seguida acrescentar os jilós já preparados e o restante dos ingredientes.


Fritando os Bacon na panela e...
refogando os legumes para depois colocar os jilós!



Refogando os jilós com todos os outros ingredientes.
Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até ficarem macios! Coloque pedacinhos de de Bacon fritos na panela junto com o refogado e a água e se no final você quiser um caldo um pouco mais espesso, como um Molho de carnes, acrescente uma colher de sobremesa bem cheia com maisena diluída em um pouquinho de água. Show! É só colocar na mesa como acompanhamento de outros pratos ou servi-lo como tira gosto com aquela cervejinha que antecipa os almoços de domingo. 
Experimente, você vai gostar!

Abraços e beijo no coração!

Marco Canhete
(30.04.15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário