Seguidores

terça-feira, 31 de março de 2020

Pera e Brie, combinação perfeita!


      Eu particularmente gosto muito da combinação salgado e doce, *Agridoce, em forma de recheios, complementos, acompanhamentos ou molhos. 
      Em matéria de molhos o que mais gosto é o servido com os famosos rolinhos da primavera (harumaki) de origem Chinesa e o Barbecue de origem americana que é usado tradicionalmente em seus churrascos como nós brasileiros usamos o "vinagrete", entretanto os franceses afirmam que a origem do termo é deles, mas isto é uma outra história, para uma futura postagem.
       Já na parte de combinações em pratos salgados ou sanduíches, acho que gosto de todos, (risos...) mas pernil com abacaxi e bacon com ameixas são os meus favoritos. Mas ainda temos o molho de manga que é muito bom em sanduíches, saladas ou pratos de aves, tomates acebolados com Abacate e coentro, Farofa de banana, salada de rúcula com tomates secos e figo, Lombinho com Damasco, Peru assado com pêssegos e ameixas, Gorgonzola e maçãs com geleia de goiaba, e pera com queijo brie. Para as sobremesas reservo as delicias de uma banana caramelizada com queijo coalho assado ou o famoso Queijo minas com goiabada, Uau!!! Me deu água na boca e vontade de correr para cozinha e preparar um pouco de cada, mas vou fazer a tradicional mistura de Pera com Queijo Brie em forma de raviolões e dividirei esta receita com vocês
Ah... só a receita, pois o prato vou dividir com minha filha Pollyanna, fã das minhas comidas e quitutes, (risos...)
Vamos a receita

Ingredientes:
Recheio
3 peras maduras (se possível as portuguesas)
125g de queijo Brie(geralmente esta em uma caixinha padrão nos mercados)
1 1/2 Cebola média cortada em cubinhos
1colher de manteiga
Sal á gosto (pimenta do reino opcional)
Massa
03 ovos
300g de farinha de trigo
Molho
1porcão de bechamel (ver receita blog anteriror)
100g muçarela
100g requeijjão
100g parmesão
130g gorgonzola

Preparo:
Recheio:
Pique a cebola, as peras e o queijo em cubinhos , reserve. Numa frigideira coloque uma colher de manteiga e acrescente a cebola deixando dourar para em seguida colocar as peras. Mexa bem até sentir as peras amolecerem um pouco. Acrescente o queijo em cubinhos, desligue o fogo e continue mexendo, retire da frigideira, transfira para uma bacia e deixe esfriar.
Massa:
Peneire a farinha, coloque em na superfície de uma mesa ou granito de cozinha, faça um buraco no centro como um vulcão e quebre os ovos neste interior. Acrescente uma colher de água e vá misturando lentamente até obter uma massa homogênea, enrole em um filme plástico e deixe descansar por aproximadamente 1 (uma) hora. 
Após o descanso abra com um rolo até a massa obter a espessura desejada (aproximadamente 2 mm). 
Existem moldes próprios para ravioles ou raviolões, mas se voce não tiver, corte a massa com a boca de um copo recheia-as como se faz com pastéis pequenos e leve-as para a água fervente por aproximadamente 4/5 minutos.
Montando no meu tablet (molde) para ir ao cozimento
e receber o molho Quatro-Queijos.
Molho Quatro Queijos
Em uma panela coloque o molho bechamel(branco)e acrescente todos os queijos, um a um mexendo sem parar, vá afinando se necessário com leite até obter o ponto desejado.

Coloque os raviolões em um refratário com um pouco de molho no fundo, regue com o restante do molho, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 20 minutos para gratinar. Sirva em seguida, se possível com uma boa taça de vinho. 



obs. esta receita rende porções para duas pessoas e dão cerca de 24 raviolões.

*Agridoce - Pode significar "amargo" e "doce", ou "azedo" e "doce", ao mesmo tempo, chamado de "acridoce", ALGO QUE É A MISTURA DE PRAZER E AMARGURA!
No Ocidente o molho agridoce geralmente é usado de duas maneiras, ele pode ser o ingrediente de um prato ou ser usado na finalização para mergulhar e regar os alimentos cozidos, assados ou fritos. Eu finalizo dizendo que não tem nada mais saboroso do que esta combinação de salgado com doce, seja ela como for.

Gostaria de agradecer e parabenizar a Roberta Magalhães, minha esposa, que hoje é a responsável pelos Molhos e Recheios da nossa cozinha industrial, levando para nossos pratos carinho e dedicação na construção do seu trabalho.  

                         Bacio sul cuore!

M. Canhete
(31.03.2020)

domingo, 29 de março de 2020

Nhoque da Fortuna, modismo ou tradição?



      Quando era jovem, ouvi falar, se não me engano, através da minha irmã Elany, que hoje reside em São Paulo, que todo dia 29 se comia nhoque com uma cédula de dinheiro embaixo do prato para trazer sorte e prosperidade,  e até presenciei alguns amigos seguindo este ritual, se é que se pode chamar assim. 
    Na verdade esta tradição originou-se na Itália, e reza a lenda que começou num vilarejo, onde um senhor cristão chamado São Pantaleão vestido de andarilho vagava pelas ruas faminto atrás de um prato quente de comida. Era dia 29 de dezembro, ele bateu na porta de uma casa e pediu comida.
A família era grande e tinha pouca comida, mas mesmo assim, dividiram o que tinham com o andarilho, Dividiram o seu nhoque cabendo a cada um 7 bolinhas de massa. Ele comeu, agradeceu a acolhida e o prato de comida e partiu em sua caminhada. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um haviam moedas de ouro. Após percorrer o mundo a história se transformou num ritual que é celebrado em diversos países, inclusive aqui no Brasil. Até hoje, pessoas realizam esta tradição de colocar notas de dinheiro embaixo dos pratos de nhoque e  comer as sete massas. 


Nhoque ao Pomodoro!
      Por isso, tradicionalmente, os dias 29 de qualquer més é considerado o "dia do nhoque da fortuna" e em alguns lugares "nhoque da sorte" onde se come esta massa com o  ritual de colocar dinheiro sob o prato, comendo os primeiros sete pedacinhos em pé fazendo um pedido para cada um deles para depois sentar-se e saborear o restante a vontade, de preferência com uma boa taça de vinho
        Dizem que para a "simpatia" dar certo e surgirem os efeitos, a nota colocada sob o prato.deve ficar guardada até o próximo dia 29 quando deverá ser doada para um pobre, assim afirmam que esta doação é a melhor forma de garantir as boas vibrações e os efeitos. 

Preparados para o próximo dia 29? 
Boa sorte e não se esqueçam, fé e pensamento positivo também são necessários para que o universo conspire e traga muita sorte e fartura para todos nós. 

Em São Paulo as melhores Cantinas Italianas se encontram no Bairro do Bixiga, já estive em algumas e confesso que foi uma experiência maravilhosa e inesquecível. Lá se encontra um pouquinho da Itália, no ambiente, em seus proprietários e nos pratos maravilhosos de massas que são servidos. Vale a pena conferir! 
Suas cantinas,feiras e tudo que envolve seu lado mais tradicional, fazem deste um dos bairros mais icônicos da Cidade.
Formado por imigrantes italianos, ganhou importância histórica e turísticas na capital paulista. Se forem a São Paulo não deixem de ir conhecer este maravilhoso bairro.


MCanhete
(29Mar2020)                                    
        
        
       

Cozinhar também pode ser uma terapia!

       
A Cozinha é uma parte de nossa casa que nos permite além de cozinhar, criar, inventar, viajar no mundo gastronômico e o melhor, nos trás prazer e satisfação além da admiração de nossos amigos e familiares.
         Acredito que uma boa comida reuni e aproxima as pessoas, assim como o convívio em torno de uma mesa animada e farta de iguarias feitas com muito amor e dedicação cria momentos genuínos de pura felicidade e harmonia. Também acredito que para fazer uma boa comida não precisamos ser Chef, ter cursos de gastronomia ou ser profissional da área, como tão pouco ter ingredientes caros ou sofisticados para compor os pratos. O melhor e mais saboroso feijão que já comi na vida era o da minha avó, roceira simples que nunca leu uma receita de comida em sua existência e no entanto, cozinhava iguarias deliciosas que reunia a  família alegre e feliz em volta de uma mesa aos domingos. Fazia a melhor "Vaca Atolada" também que comíamos apenas com arroz branco quentinho! No Natal torcíamos para chegar na mesa as "Chipas"(uma espécie de pãezinhos de queijo), a "Sopa Paraguaia" que não é liquida e nem se come de colher, mas um bolo salgado feito a base de flocos de milho e queijo curado além de outros ingredientes, O Frango Assado, Farofa e o Arroz Carreteiro, hummmm... delícias inesquecíveis que provam tudo que falei acima. O importante é a vontade de fazer e se dedicar com amor e carinho em cada etapa da receita (se existir uma receita, rs...)
         Por isso encabeço esta postagem dizendo que cozinhar "também" pode ser um meio de terapia para problemas emocionais, tal como o estresse, pois nos desligamos completamente do que nos atormenta quando nos envolvemos na confecção de uma receita onde buscamos dar o melhor de nós nesta tarefa e aventura gastronômica. Vai Fazer um arroz? Quer dar um aspecto diferente para ele? Veja o que você tem disponível na geladeira. Uma cenoura, um tomate, algumas fatias de presunto, um creme de leite, parmesão, em fim, Crie! Coloque sua imaginação para funcionar. Transforme seu simples arroz numa iguaria mais rica. Faça um arroz de cenoura, acrescente passas e salsa se tiver. Coloque um caldo de legumes ou frango na água fervente que vai colocar no refogado do arroz. Refogue com azeite e manteiga para obter um sabor diferenciado no final. Inove. Tudo é permitido na área gastronômica, e só vamos saber se fica bom ou combina se tentarmos. Eu já criei muita coisa boa na minha cozinha industrial, mas já fiz muita coisa ruim também, apenas descartei o que ficou mal e evolui no que eu acertei. Não tenha medo, vá pra pra cozinha, antes escolha uma receita que a muito tempo quer fazer, faça uma lista de ingredientes  e vá ao mercado e ao sacolão, em fim, escolha seus produtos, volte para casa e desfrute os prazeres de sua cozinha e da gastronomia familiar  Faça uma pizza, um bolo, uma torta, uma quiche, uma carne seja frango, peixe ou bovina, mas faça e não tenha medo pois tudo se torna fácil quando queremos obter o resultado desejado, então, arregace as mangas e deixe o "Chef" que existe em você preparar delicias dentro da sua cozinha!   
Boa Sorte e qualquer dúvida entre em contato comigo,


Minha nora, que tenho como uma filha, cozinhando e testando receitas!
                                             


                                         Marco Canhete  





MCanhete
(29.03.2020)

sábado, 28 de março de 2020

Molho Branco ou Bechamel?

Nhoque com Molho Bechamel e Camarões!
Quando me perguntam como se faz um Molho Branco eu respondo: Molho Branco ou Bechamel? O Molho Bechamel, de origem francesa, é um molho que se obtém cozinhando farinha de trigo em manteiga e depois diluindo esta mistura em leite. Tempera se com nóz moscada e sal. Tá feito.  Já o Molho Branco esta para gastronomia distribuído em diversas receitas, onde pode se encontrar, além de Farinha de trigo, manteiga e leite, amido de milho, cebola, creme de leite, alho, caldo de frango e outras especiárias variando de receita para receita. É pessoal e cada um tem um modo diferente de fazer, como exitem inúmeras receitas em Cadernos espalhados por todas as casas e na própria Internet.
Vou dar aqui a receita original deste Molho tão maravilhoso que em conjunto com qualquer prato de massa enriquece sua mesa e ainda pode se tornar mais maravilhoso quando se acrescenta outros ingredientes como Frango, Camarões, Presunto, Peito de Peru ou Lombo Canadense, finalizando e deixando ainda mais saborosos seus pratos.

Ingredientes:

Farinha de Trigo - 3 colheres de sopa
Manteiga ou Margarina - 3 colheres de sopa
Leite - 1 Litro
Nóz moscada - 1/2 colher de chá
Sal- Á gosto

Modo de fazer

Em uma panela em fogo brando coloque a manteiga ou margarina até derreter completamente. Acrescente a farinha de trigo e mexa sem parar por aproximadamente 2 minutos, para que a mistura cozinhe lentamente até ficar levemente dourada, baixe o fogo e vá acrescentando o leite aos poucos mexendo sem parar para não empelotar.
Acrescente a nós moscada e o sal a gosto e deixe cozinhando por aproximadamente 12 minutos mexendo de vez em quando até o molho engrossar um pouco. Esta pronto!


Aqui servido com Panquecas!


Agora é só juntar a sua Massa predileta e 
saborear com a família ou amigos. 
Este Molho serve de base para outros Molhos 
e Cremes como Quatro Queijos, Creme de 
Espinafre, Molho Roquefort, Catupiry 
com Camarões, Parisiense e vários outros 
que sua imaginação puder criar.

Buon Appetito, fino al prossimo...



MCanhete
(28.03.2020)












sexta-feira, 27 de março de 2020

"Quarentena é necessário, ficar sem uma boa Massa não!"

           Infelizmente estamos atravessando um momento  muito difícil em nossa Cidade, como em todo Mundo, e temos que tomar medidas que resguardem a saúde de todos, por estes motivos é que fechamos nossa loja no dia 17 de março, antes mesmo de ser decretado oficialmente o fechamento de todo o comercio na região.
      Como não podemos parar, resolvemos atender a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de abril, em carácter especial no formato de "Delivery" para entregas na parte da tarde em sua residencia ou retirada em nossa loja dás 10:00 ás 13:00 h de segunda á sábado por nossos Amigos e Clientes.

Raviolões de Frango, Ricota com Alho Poró, Pera com Queijo Brie, Camarão com Alho Poró 
e Presunto & Queijo
Escolha o seu e encomende!
Raviolão de Massa Verde recheado com Ricota,
Espinafre e Peito de Peru 
Preparando Raviolões de Pera com Queijo Brie com Massa tradicional decorada com Salsa.
Aqui os Raviolões prontos para acrescentar o Molho
Panquecas em diversos sabores. As da foto são Presunto e Queijo com Molho Quatro-Queijos!
Nossas Embalagens são próprias para Microondas.

Ainda temos Lasanhas, Canellones, Fettuccines, Raviolões, Espaguetes, Nhoque, Penne, Massas tradicionais, integrais, verdes e uma linha de Cremes e Molhos, além de PIZZAS, Calzones e Empadões. Consulte nosso Cardápio.

Nosso Cardápio esta a disposição pelo zap (22) 99774-3006 e nossa Loja fica na Av. Amaral Peixoto km 100,Loja 4 - Centro - Iguaba Grande - RJ 
Tel. (22) 2360-1215
Nossa Loja estará recebendo encomendas das 08:00 ás 14hs de Segunda a Sábado.
Entregas serão agendadas tanto para retirada na loja como para entrega em residência. 

Estamos aguardando vocês, forte abraço, beijo no coração e pensamento positivo num momento tão difícil que estamos atravessando. 

                                       Marco Canhete




quarta-feira, 25 de março de 2020

NOVA FORMATAÇÃO NA LOJA DE IGUABA GRANDE



"A Vida é Massa, basta caprichar no Molho, e isso nós fazemos com muito amor e prazer!"

Meus Amigos e Clientes,


A Di Marcco Massas na tentativa de driblar a atual crise financeira que estamos atravessando, não entrar na ciranda de alterar preços do nosso cardápio repassando assim o aumento dos insumos , e principalmente manter nossa loja aberta continuando a servir Massas, Molhos, Salgados, Tortas e todos nossos outros diversos "Quitutes", tomamos a decisão de diminuir nosso espaço, eliminando o salão de refeições servidas no local e voltando a formatação original da nossa 1ª loja aberta no Shopping Sassarico onde a finalidade era trabalhar no sistema de delivery e retirada de encomendas no local, servindo para o consumo imediato diversos Salgados, Tortas, Quiches, Pão de Batata, Sanduíches, Bolos, Pães, Empadões, Panquecas e algumas Massas e Molhos.  
Servimos algumas Massas no local, com material descartável, onde dispomos de um pequeno numero de mesas. 


 Com talheres descartáveis você pode saborear nossas Massas no local! 

As novidades na Loja do ano de 2020 são os Calzones de Calabresa acebolada com Queijo e o Siciliano (Presunto, Bacon,Ovos e Queijo) que você pode saborear acompanhado de um cafezinho bem quente ou um refrigerante!
Nas Massas, estréia um delicioso Raviolão de Pera com Queijo Brie e a promoção diária de Massas "Qual o tamanho da sua Fome?" onde servimos quatro tipos de Massas (Fettuccine, Espaguete, Penne ou Capeletti) com Molhos Pomodoro ou do Chef (Bechamel com Lombo Canadense e Ervas) nos tamanhos "Tradizionale" ou "Bambino" (foto acima) R$ 12,00 e R$ 7,00 respectivamente, o "Combo" Massa + Bebida + Sobremesa por apenas R$ 16,90 e finalizando Saladas de Pote para acompanhar fatias de Quiches ou Panquecas e Salada de Frutas para se juntar as tradicionais sobremesas da Casa!





Bom filho a casa retorna! Pão de Batata com 3 tipos de recheios!

Encomende e leve para casa a Massa de sua preferência em Embalagem Especiais!


Apareça e venha ver de perto as novidades diárias da nossa vitrine e aproveite para tomar um Cafezinho e conhecer o nosso Cardápio de Massas Artesanais para encomendas com suas variedades e novidades. O ambiente e o modo de servir mudou mas a qualidade, o carinho e o prazer em recebe-lo, assim como o amor e dedicação que colocamos na hora de produzir e montar as nossas massas continuam o mesmo!

                                                       Marco Canhete  
   


Tripé responsável pela qualidade dos produtos da Di Marcco Massas:
O fundador e Chef Marco Canhete, sua esposa Roberta e sua filha Pollyanna.