Seguidores

domingo, 29 de março de 2020

Cozinhar também pode ser uma terapia!

       
A Cozinha é uma parte de nossa casa que nos permite além de cozinhar, criar, inventar, viajar no mundo gastronômico e o melhor, nos trás prazer e satisfação além da admiração de nossos amigos e familiares.
         Acredito que uma boa comida reuni e aproxima as pessoas, assim como o convívio em torno de uma mesa animada e farta de iguarias feitas com muito amor e dedicação cria momentos genuínos de pura felicidade e harmonia. Também acredito que para fazer uma boa comida não precisamos ser Chef, ter cursos de gastronomia ou ser profissional da área, como tão pouco ter ingredientes caros ou sofisticados para compor os pratos. O melhor e mais saboroso feijão que já comi na vida era o da minha avó, roceira simples que nunca leu uma receita de comida em sua existência e no entanto, cozinhava iguarias deliciosas que reunia a  família alegre e feliz em volta de uma mesa aos domingos. Fazia a melhor "Vaca Atolada" também que comíamos apenas com arroz branco quentinho! No Natal torcíamos para chegar na mesa as "Chipas"(uma espécie de pãezinhos de queijo), a "Sopa Paraguaia" que não é liquida e nem se come de colher, mas um bolo salgado feito a base de flocos de milho e queijo curado além de outros ingredientes, O Frango Assado, Farofa e o Arroz Carreteiro, hummmm... delícias inesquecíveis que provam tudo que falei acima. O importante é a vontade de fazer e se dedicar com amor e carinho em cada etapa da receita (se existir uma receita, rs...)
         Por isso encabeço esta postagem dizendo que cozinhar "também" pode ser um meio de terapia para problemas emocionais, tal como o estresse, pois nos desligamos completamente do que nos atormenta quando nos envolvemos na confecção de uma receita onde buscamos dar o melhor de nós nesta tarefa e aventura gastronômica. Vai Fazer um arroz? Quer dar um aspecto diferente para ele? Veja o que você tem disponível na geladeira. Uma cenoura, um tomate, algumas fatias de presunto, um creme de leite, parmesão, em fim, Crie! Coloque sua imaginação para funcionar. Transforme seu simples arroz numa iguaria mais rica. Faça um arroz de cenoura, acrescente passas e salsa se tiver. Coloque um caldo de legumes ou frango na água fervente que vai colocar no refogado do arroz. Refogue com azeite e manteiga para obter um sabor diferenciado no final. Inove. Tudo é permitido na área gastronômica, e só vamos saber se fica bom ou combina se tentarmos. Eu já criei muita coisa boa na minha cozinha industrial, mas já fiz muita coisa ruim também, apenas descartei o que ficou mal e evolui no que eu acertei. Não tenha medo, vá pra pra cozinha, antes escolha uma receita que a muito tempo quer fazer, faça uma lista de ingredientes  e vá ao mercado e ao sacolão, em fim, escolha seus produtos, volte para casa e desfrute os prazeres de sua cozinha e da gastronomia familiar  Faça uma pizza, um bolo, uma torta, uma quiche, uma carne seja frango, peixe ou bovina, mas faça e não tenha medo pois tudo se torna fácil quando queremos obter o resultado desejado, então, arregace as mangas e deixe o "Chef" que existe em você preparar delicias dentro da sua cozinha!   
Boa Sorte e qualquer dúvida entre em contato comigo,


Minha nora, que tenho como uma filha, cozinhando e testando receitas!
                                             


                                         Marco Canhete  





MCanhete
(29.03.2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário