Eu particularmente gosto muito da combinação salgado e doce, *Agridoce, em forma de recheios, complementos, acompanhamentos ou molhos.
Em matéria de molhos o que mais gosto é o servido com os famosos rolinhos da primavera (harumaki) de origem Chinesa e o Barbecue de origem americana que é usado tradicionalmente em seus churrascos como nós brasileiros usamos o "vinagrete", entretanto os franceses afirmam que a origem do termo é deles, mas isto é uma outra história, para uma futura postagem.
Já na parte de combinações em pratos salgados ou sanduíches, acho que gosto de todos, (risos...) mas pernil com abacaxi e bacon com ameixas são os meus favoritos. Mas ainda temos o molho de manga que é muito bom em sanduíches, saladas ou pratos de aves, tomates acebolados com Abacate e coentro, Farofa de banana, salada de rúcula com tomates secos e figo, Lombinho com Damasco, Peru assado com pêssegos e ameixas, Gorgonzola e maçãs com geleia de goiaba, e pera com queijo brie. Para as sobremesas reservo as delicias de uma banana caramelizada com queijo coalho assado ou o famoso Queijo minas com goiabada, Uau!!! Me deu água na boca e vontade de correr para cozinha e preparar um pouco de cada, mas vou fazer a tradicional mistura de Pera com Queijo Brie em forma de raviolões e dividirei esta receita com vocês!
Ah... só a receita, pois o prato vou dividir com minha filha Pollyanna, fã das minhas comidas e quitutes, (risos...)
Vamos a receita
Ingredientes:
Recheio
3 peras maduras (se possível as portuguesas)
125g de queijo Brie(geralmente esta em uma caixinha padrão nos mercados)
1 1/2 Cebola média cortada em cubinhos
1colher de manteiga
Sal á gosto (pimenta do reino opcional)
Massa
03 ovos
300g de farinha de trigo
Molho
1porcão de bechamel (ver receita blog anteriror)
100g muçarela
100g requeijjão
100g parmesão
130g gorgonzola
Preparo:
Recheio:
Pique a cebola, as peras e o queijo em cubinhos , reserve. Numa frigideira coloque uma colher de manteiga e acrescente a cebola deixando dourar para em seguida colocar as peras. Mexa bem até sentir as peras amolecerem um pouco. Acrescente o queijo em cubinhos, desligue o fogo e continue mexendo, retire da frigideira, transfira para uma bacia e deixe esfriar.
Massa:
Peneire a farinha, coloque em na superfície de uma mesa ou granito de cozinha, faça um buraco no centro como um vulcão e quebre os ovos neste interior. Acrescente uma colher de água e vá misturando lentamente até obter uma massa homogênea, enrole em um filme plástico e deixe descansar por aproximadamente 1 (uma) hora.
Após o descanso abra com um rolo até a massa obter a espessura desejada (aproximadamente 2 mm).
Existem moldes próprios para ravioles ou raviolões, mas se voce não tiver, corte a massa com a boca de um copo recheia-as como se faz com pastéis pequenos e leve-as para a água fervente por aproximadamente 4/5 minutos.
Montando no meu tablet (molde) para ir ao cozimento e receber o molho Quatro-Queijos. |
Em uma panela coloque o molho bechamel(branco)e acrescente todos os queijos, um a um mexendo sem parar, vá afinando se necessário com leite até obter o ponto desejado.
Coloque os raviolões em um refratário com um pouco de molho no fundo, regue com o restante do molho, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 20 minutos para gratinar. Sirva em seguida, se possível com uma boa taça de vinho.
obs. esta receita rende porções para duas pessoas e dão cerca de 24 raviolões.
*Agridoce - Pode significar "amargo" e "doce", ou "azedo" e "doce", ao mesmo tempo, chamado de "acridoce", ALGO QUE É A MISTURA DE PRAZER E AMARGURA!
No Ocidente o molho agridoce geralmente é usado de duas maneiras, ele pode ser o ingrediente de um prato ou ser usado na finalização para mergulhar e regar os alimentos cozidos, assados ou fritos. Eu finalizo dizendo que não tem nada mais saboroso do que esta combinação de salgado com doce, seja ela como for.
Gostaria de agradecer e parabenizar a Roberta Magalhães, minha esposa, que hoje é a responsável pelos Molhos e Recheios da nossa cozinha industrial, levando para nossos pratos carinho e dedicação na construção do seu trabalho.
Bacio sul cuore!
M. Canhete
(31.03.2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário