Bastante versátil na gastronomia brasileira o Creme de Milho é um perfeito acompanhamento para diversos pratos, além de ser uma grande fonte de energia!
Reza a lenda, não pesquisei para ver a veracidade, que é uma receita trazida para o Brasil pelos imigrantes Italianos, não sei se existe uma receita original da gastronomia italiana, também não pesquisei, esta que vou postar aprendi com uma cozinheira que tinha no meu restaurante de Vargem Grande. Apenas aperfeiçoei alguns detalhes.
Eu gosto muito de Creme de Milho e acho que a combinação mais acertada é com o Supremo de Frango, nome sofisticado do tradicional "filé de frango a milanesa". Já vi algumas receitas de Supremo que retratam o conhecido "Fricassé", mas eu sinceramente acho que supremo é um corte de peito de frango empanado com ovos e farinha de rôsca. Gosto muito também deste creme em hambúrgueres, tanto no de Frango como no de Carne.
Três ingredientes básicos: Milho, Leite e Maisena. |
.
Vamos a uma receita básica e simples; Ela dá creme para cobrir quatro supremos como o da foto a cima,
Você vai precisar de uma lata de Milhos em conserva, 1 1/2 copo (americano) de leite, 1 colher (15g) de Amido de Milho, 1/2 cubo de Caldo de Legumes, Sal á gosto e 1 caixinha de Creme de Leite (opcional mas faz uma certa diferença)
Coloque 3/4 do milho da lata com a água da conserva em um copo de liquidificador e processe junto com o leite. Em uma panela, coloque a mistura processada passando por uma peneira esfregando bem com uma colher para colher o máximo do liquido deixando o bagaço na peneira. Este processo é muito importante.
Após este processo, coloque a panela em fogo brando e mexa, acrescentando o caldo de legumes e o sal. Quando levantar fervura acrescente a mistura do amido de milho com 1/2 copo de leite ou água e junte a esta mistura o 1/3 do milho que ficou reservado.
Deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo baixo, mexendo algumas vezes durante este processo. Acrescente o creme de leite e esta pronto! Sirva com o famoso "supremo" de Frango ou Frango grelhado, que fica muito bem também, arroz branco, salada, fritas ou pure.
Dedico esta receita a querida Danny Stew, "Dindinha" de coração do meu filhinho Micael!
Beijo no coração!
MCanhete
(07.04.2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário