Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2015

FETTUCCINE - Tipo de Massa ou Receita?

Aqui, o famoso Fettuccine all' Alfredo, servido em um Restaurante na Itália. (foto: fonte internet)

Uma vez meu filho Patrick me perguntou se "fettuccine" era uma massa ou uma receita, pois havia uma certa vez se envolvido em uma polêmica discussão sobre este assunto com alguns amigos. 
É um tipo de corte de massa longa ou macarrão, como queiram. 
O nome italiano fettuccine, que significa fitinhas em português, vem da Sicìlia e tagliatelle vem do latim tagliare, cortar. São tiras compridas de massa.
Geralmente são de 6 mm de largura. Maislargas do que o Linguine, e mais estreitas do que o pappardele, que são outros tipos de corte, assim reza a lenda. Na "web" esta classificado como um tipo de massa em fita de diversas larguras e é o mesmo que tagliatele.  

Um quadro para você ficar por dentro de alguns cortes e algumas formas de massas
Uma das receitas mais famosas aqui no Brasil é sem dúvida o "Fettuccine Alfredo", mas em uma versão diferenciada que leva Creme de Leite, e em algumas outras alem do creme é acrescentado Bacon frito em cubinhos. A receita original, Italiana, criada em 1908 pelo cozinheiro Alfredo de Lelio é apenas um Molho cremoso a base de muita Manteiga e Parmesão. Também reza a lenda na Itália, que ele não criou nada, e sim adaptou uma antiga receita romana, o fettuccine al triplo burro (três vezes manteiga). O fato é que ao colocá-lo no cardápio do Restaurante passou a ganhar muito dinheiro e ficou famoso com o Il Vero Alfredo, localizado no centro histórico da capital Italiana.




                             

Como de costume segue duas receitas que eu acho que combinam muito bem com esta massa.

Fettuccine All' Alfredo

. 300 g de Fettuccine.
. 200 g de Manteiga ralada grossa ou picada em cubinhos (deixe em        temperatura ambiente 1 hora antes de usar.
. 100 g de parmesão ralado fino.


Fetuccine Alfredo servido com um delicioso File Mignom ao Molho Madeira.

Preparo:
. Prepare a massa até ficar al dente seguindo as instruções da embalagem.
. O sal é a gosto, lembrando que o queijo Parmesão é bem salgado.
. Quando a massa estiver quase pronta esquente bem uma travessa funda (pode ser com água quente) e coloque metade da manteiga para derreter com o calor. Nem a Manteiga e nem o Queijo precisam ir ao forno.
. Escorra a massa jogando um pouco da água do cozimento na travessa.
. Junte quase todo o queijo Parmesão e o resto da Manteiga a água (travessa) e misture para fazer o molho, que deve ficar com uma consistência cremosa. Depois é só colocar o Fettuccine na travessa, misturar bem e jogar o resto do queijo por cima. Simples assim! Nada de creme de leite, presunto, bacon, cogumelos e outras heresias. No Fetuccine Alfredo original vai apenas Manteiga e queijo Parmesão.



Fetuccine aos Quatro Queijo


. 300 g de Fettuccine
. 50 g de Margarina ou Manteiga
. 2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
. 1 pitada de Nós moscada
. Sal a gosto
. 2 copos americanos de Leite
. 200 g de Creme de Leite
. 50 g de Queijo Parmesão
. 50 g de Requeijão cremoso
. 50 g de Queijo Mussarela
. 50 g de Queijo Gorgonzola


(foto capturada da internet)

Preparo:
. Prepare a massa até ficar al dente seguindo as instruções da embalagem.
. Em uma panela coloque a margarina até derreter e acrescente as duas colheres de farinha de Trigo. Misture bem, tire do fogo e junte o leite mexendo
sem parar. Volte para o fogo brando, coloque a Nós moscada ralada.
.Acrescente o Creme de Leite e os Queijos aos poucos, sempre misturando tudo e mexendo muito bem.
. Escorra o Fetuccine, coloque-o em uma travessa untada com Manteiga, junte o molho de queijos e misture bem. Polvilhe o Parmesão por cima e sirva imediatamente. 

Nota:
Algumas receitas de Molho 4 queijos levam vinho branco em vez de leite no seu preparo, mas eu particularmente não gosto. Prefiro fazer o Molho ou Creme com a base do "bechamel", que leva Manteiga, leite e trigo.

Esta semana preparei em casa um Fettuccine a Bolonhesa com uma camada de Molho branco por cima e muito parmesão. É show, pois esta massa combina muito bem com estes molhos, assim como a Lasanha. 



Depois de montar duas camadas de massa, Molho Bolonhesa e Molho Branco, acrescentei Ovos cozidos!


É isso amigos, espero ter tirado as dúvidas sobre Fettuccine e principalmente ter contribuído para os amantes da gastronomia com mais duas receitas de Massas.

Beijo no coração e até a próxima!

Marco Canhete
(30.04.2015)










quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESTROGONOFE VERDE DE FRANGO!

Você já ouviu falar em Estrogonofe Verde? Nem precisa falar que leva espinafre, não é? Isso mesmo e é uma delícia!
Aqui, acompanhado de Batatas Sote e Arroz branco!


Você vai precisar de:

1 kg de Filé de Frango
1 maço de espinafre
2 cebolas
6 dentes de Alho
1/4 de um pimentão                          
                                       

Sal a gosto
Molho Inglês
1 copo americano de leite
5 colheres de margarina
2 colheres de Farinha de Trigo  



Modo de Preparo:









Corte o Frango em cubos pequenos ou em tiras, como usado no estrogonofe de Carne, tempere com sal e o Molho Inglês e reserve.  




Tire as folhas do espinafre, lave bem e coloque em uma panela no fogo brando se a tampa. Não é necessário colocar água. Sempre mexendo, desligue o forno quando ele estiver todo cozido. Ele reduzirá bastante o seu volume. Depois de esfriar um pouco esprema-o com as mãos para
tirar todo o excesso de água.Reserve.


                       

Pique a Cebola e o Alho. Reserve.


É hora de fritar o frango aos poucos em uma frigideira antiaderente com pouco óleo, até ele ficar bem douradinho.


Frite o restante do Frango e reserve, pois agora vamos dourar a cebola e o alho em três colheres de Margarina, conforme a foto abaixo.



Enquanto a Cebola e o Alho douram, vamos começar a fazer o molho bechamel (Branco), para unirmos tudo.



Aquele básico do bechamel: 2 colheres de Margarina, duas de Farinha de Trigo, nós moscada ralada na hora, sal e o leite. Após engrossar um pouco, adicione o Creme de Leite. 




Pique bem o espinafre e junte-o ao Molho Branco.


Mexa até misturar bem todos os ingredientes e desligue o fogo.

Não esqueçam que a cebola e o alho estão dourando no outro fogo, e quando estiverem bem douradinhos, junte todo o Frango grelhado, o pimentão cortado em dois pedaços e acrescente cerca de dois copos de água quente.



























Agora é hora de juntar o Creme de Espinafre no Frango com o seu caldo, mexer tudo e esta pronto. Ah, não esqueça de tirar os dois pimentões antes de misturar, eles estão na receita apenas para aromatizar e dar gosto.


Este prato combina muito com Batatas Palha, Sote ou Purê de Batatas. Aqui estou servindo-o com Batatas Sote e Arroz Branco. Espero que vocês tenham gostado. Eu dedico esta receita a "minha filha postiça" comilona Clarisse Porto.


Beijos, Fiquem com Deus!

Marco Canhete
(29.04.2015)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Antepasto de Berinjela

Adoro Antepastos. Eles,bem elaborados enriquecem qualquer refeição! 
É muito bom as pastas, os patês, as conservas e os petiscos que podemos criar para ser apresentado antes de uma refeição. Vou nas próximas postagens procurar intercalar uma receita de Antepasto com uma de Prato Principal.
Hoje para iniciar as postagens vou fazer a minha preferida, que é o antepasto de Berinjelas.
Você vai precisar de:
. 2 berinjelas grandes
. 1 cabeça de Alho
. 1 limão
. 1/4 de maço de Coentro 
. 1/4 de maço de Salsa
. Sal - a gosto
. Azeite (mais ou menos 100 ml)


Corte as berinjelas em rodelas finas. Coloque em uma peneira e salpique sal, reservando para ela ir eliminando um pouco de água.
 Em uma frigideira antiaderente coloque um fio de óleo ou azeite se preferir e frite as berinjelas dos dois lados, até ficarem bem douradas. 

Coloque-as para secar em um prato com papel-toalha e reserve.

Prepare a parte, salsa e coentro picados, suco de 1 Limão, Alho picado e Azeite e vá intercalando camadas, do tamanho de seu recipiente, de berinjelas, suco de limão,alho picado, salsinha/coentro e azeite, até acabarem as berinjelas.

Leve a geladeira por umas 3 horas antes de servir.Depois sirva com uma cesta de torradas e uma boa taça de vinho ou um bom copo de cerveja gelada. 

Eu costumo usar este antepasto para diversos outros pratos, como,  Pizza, que fica uma delícia, é só colocar as rodelas em cima da mussarela e salpicar o orégano, na Salada é muito bom também e já experimentei também em um espaguete fresco e quentinho passado na manteiga, junta tudo, polvilha um bom parmesão e ajoelha, pois é de comer ajoelhado!

Valeu,beijo no coração e até a próxima...

M Canhete
(22.04.15)












terça-feira, 21 de abril de 2015

Creme ou Molho de Queijo? Gorgonzola ou Roquefort?

Seja como for,é muito bom!  Pode ser para acompanhar um filé grelhado, um frango a milanesa ou até mesmo um sanduíche ou se juntar a uma boa massa. 



Aqui vamos fazer um Molho de Gorgonzola, para acompanhar Supremo de Frango.


Ingredientes:
100 g de queijo Gorgonzola
50 g de queijo Parmesão
2 colheres de sopa de Farinha de trigo
2 colheres de Margarina
Nós moscada
Sal á gosto
300 ml de Leite
1 caixinha de Creme de leite

Modo de preparo:
O processo é o mesmo de um Bechamel (Molho branco), a margarina na panela derretida, é hora de entrar com a farinha de trigo e mexer bem, fogo brando, mexa por uns 5 minutos para cozinhar um pouco e fora do fogo acrescente o leite aos poucos e sempre mexendo. Rale a nó moscada direto na panela, junte o Creme de leite e na sequencia os queijos. Continue mexendo em fogo brando até que o creme esteja bem encorpado. Se achar que ficou muito grosso afine com Leite, se estiver muito fino, acrescente "maisena" diluída em um pouquinho de Leite.


Comece derretendo a margarina e acrescentando a farinha, mexendo sempre.
Acrescente o leite...
junte a nós moscada...
o queijo gorgonzola picadinho...
o queijo parmesão ralado...
e mexa bem até o creme se tornar espesso e bem encorpado.
Pronto! Desligue o fogo e sirva com a Carne ou Massa de sua preferência.
Não esqueça de corrigir o Sal.

Acompanhado por Supremo de Frango, um Arroz branco e um delicioso Purê de Batatas. Quando fizer seu Purê,experimente acrescentar um bocado de queijo Parmesão e umas gemas de ovos,fica delicioso.

Aproveite o feriado para fazer este prato.Não é difícil e é muito rápido de preparo.
Um forte abraço!

M Canhete
(21.04.2015)

domingo, 19 de abril de 2015

Domenica e giorno di Pollo a Zia Alzira!



Domingo é dia de Frango a Zia Alzira! É uma maravilha da cozinha italiana, apresentado como um delicioso suflê de frango ou "escondidinho", que virou moda na gastronomia brasileira. Apesar da sua origem Italiana, quem me ensinou a fazê-lo, foi uma legítima filha de Portugueses chamada Alzira, que veio a se tornar minha esposa em 1987 e até hoje estamos juntos trocando receit
as e experiências. Vamos lá, anotem a receita dos ingredientes e mãos a obra. Vale a pena, eu garanto!
Para 6 pessoas comerem bem acompanhado de arroz e batatas palha:
   

Ingredientes:

1 frango inteiro (se preferir pode ser 3 peitos)
3 ovos grandes
1 caixa de creme de leite (200 g)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
350 g de mussarela
1 saco de ervilhas fresca (pode ser uma lata, mas prefiro a fresca, congelada)
50 g de parmesão

Modo de preparo:

Tempere o frango com sal, alho e pimenta do reino e reserve. Acrescente cebola, tomate, pimentão, salsa e coentro, tudo picado,com duas folhas de louro e um punhado de colorau e coloque tudo em uma panela de pressão e cozinhe por cerca de 25 minutos. Desfie o frango, coloque-o sobre um refratário untado com margarina e prepare o creme que irá por cima dele. Coe o caldo do cozimento do frango (3 copos americanos) e junte as gemas dos ovos, a margarina e a farinha e mexa bem, leve ao fogo brando até engrossar..Acrescente o creme de leite e mexa bem até forma um creme espesso. reserve. Em uma batedeira ou na mão mesmo, dependendo do que estiver disponível, bata as claras em neve, até o ponto de estarem bem firmes,reserve.Continuando a montagem, coloque o creme sobre o frango desfiado e por cima as ervilhas,previamente cozidas em água e sal, em seguida acrescente a mussarela e finalize com as claras batidas em neve e o e queijo parmesão para em seguida gratinar em forno pré aquecido a 200º.  OK, é só ir conferindo e quando estiver dourado é tirar do forno e ir direto para a mesa. No meu forno, dura cerca de uns 25
minutos.


1º passo - Cozinhar o frango com os temperos!
Coar 3 1/2 copos americano para começar o creme...
adicionar a margarina...
a farinha de trigo...
o creme de leite e mexer bem, até formar um creme bem espesso e deixar esfriar um pouco.
Prepare o refratário untado com margarina acomodando o frango desfiado com um garfo.
Espalhe o creme sobre o frango...
e as ervilhas.
Bata as claras em neve em ponto firme.
Para saber o ponto certo, vire a tigela delicadamente e as claras não se soltarão do fundo.

Acomode a mussarela sobre o creme e as ervilhas...
e coloque arrumando delicadamente as claras em neve até completar todo o refratário.

Forre com uma generosa camada de parmesão e leve para o forno pré aquecido a 180º/200º por
aproximadamente 25/30 minutos, dependendo do forno.
Verifique se está ficando dourado e gratinado e retire servindo imediatamente!
Sirva com batatas palha e arroz branco. Se preferir,uma salada verde pega bem!
E isso amigos,espero que tenham gostado da postagem.Vale a pena fazer esta receita. BEIJOS E ABRAÇOS e até a próxima!!!!

M. CANHETE
(19.04.20150)