Seguidores

domingo, 22 de dezembro de 2013

Cupcakes Salgados, Muffins e Quiches

     Alô pessoal! Para 2014 estamos iniciando um Delivery em Iguaba Grande com uma linha de Cupcakes e Muffins salgados + mini Quiches de diversos sabores, além de massas como Lasanhas, Nhoque e Empadões, Tudo é claro, com a nossa marca que já é conhecida pela harmonia dos sabores e pela escolha de ingredientes de qualidade, além do carinho que dedicamos na montagem de nossos pratos.
     Estaremos atendendo a partir de 15 de janeiro pelos telefones 
(22) 2624-0262 ou (22) 9790-5604 com entregas em Iguaba Grande. Aceitamos encomendas para retirada no local de toda a Região dos Lagos, de mini quiches, empadas, mini esfihas, trouxinhas, muffins, cupcakes salgados, mini croissant, mini pizzas e mini sanduíches, ideais para festas, reuniões e coffe break. Vamos que vamos... aproveito para desejar a todos os amigos e clientes, um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, repleto de alegrias, harmonia, paz e conquistas! 
Marco e Alzira Canhete

Foto ilustrativa do site Fong's Kitchen Journal


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Couve-Flor gratinada... que delícia!

                                                              (Fotos Site Sabores do Mundo)

                    Para a receita você precisa de um couve-flor grande, uma caixa de creme de leite, 700 ml de leite, 2 colheres de sopa de maisena, 100 g de parmesão ralado, 1 colher de margarina e uma de farinha de trigo bem cheia. Um cubo de caldo de legumes e um refratário. 
              Cozinhe a couve-flor, depois de lavada e separadas por gomos (Arvorezinhas), em água com caldo de legumes, por no máximo 4 minutos após obter a fervura. Reserve. Arrume as no refratário uma ao lado da outra de forma que completem todo o interior.reserve.



               Em uma panela coloque a margarina e derreta, para em seguida acrescentar a farinha de trigo e cozinhar por uns 2 minutos. Tire a panela do fogo e acrescente o leite e o creme de leite e mexa bem até encorpar bem o creme e se  preciso acrescente um pouco de maisena diluída em um pouquinho de leite para engrossar o mesmo, acrescente o parmesão ralado, mexa mais um pouco e tire do fogo. Derrame este creme sobre as couve-flor e polvilhe queijo parmesão e se quiser um pouquinho de farinha de rosca (opcional). Leve ao forno por uns 25 minutos ou até estarem gratinadas. Sirva com arroz branco e a carne da sua preferência. 

OK. Um abraço e até a próxima receita! 
Marco Canhete
(05.12.2013)

domingo, 9 de junho de 2013

"Gratinando as Batatas no Domingo"

          Você gosta de batatas gratinadas? É muito bom, não é mesmo?! Aprendi a fazer acompanhamentos tipo, batatas, couve-flor, brócolis, abóbora, entre outros, com uma cozinheira de mão cheia que trabalhava na casa de um grande amigo. Hoje vou dividir com vocês esta receita maravilhosa!
       Separe em sua mesa Margarina, 2 copos americanos de Leite, 1 colher de Farinha de Trigo, 1 caixinha de Creme de Leite, Sal, 1 cubo de Caldo de Legumes e 150 g de Queijo Parmesão com mais 1 Kg de batatas e nesta receita acrescentei 1/2 maço de brócolis, ambos cozidos. 

                                     

       Coloque uma colher bem cheia de margarina em uma panela no fogo médio. Acrescente uma colher bem cheia também, de farinha de trigo e mexa sem parar, até obter uma mistura homogênea.



       Desligue o fogo e acrescente o leite (cerca de 2 copos americanos), e mexa bem, voltando a panela para o fogo. Continue mexendo. 


       Acrescente 1 cubo de caldo de legumes já dissolvido em 1/3 copo americano de água, continue mexendo, uma pitada de nós-moscada e 100 g de queijo parmesão ralado. Continue mexendo para incorpora todos os ingredientes. Se estiver ralo, coloque 1/2 copo de leite com 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) e mexa, se estiver muito grosso, vá acrescentando leite aos poucos até obter a consistência desejada, que é ponto de creme. Reserve.

Rale o queijo na hora para a receita.

       Arrume as batatas no refratário untado com margarina e disponha o brócolis por cima arrumando uniformemente por cima e no meio das batatas.



Coloque o creme por cima das batatas com os brócolis.

                         

       Coloque queijo parmesão por cima e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até estar dourado como da foto abaixo.



       Sirva com frango grelhado, carne assada, frango assado, bife a milanesa ou com o prato principal da sua preferência. Combina com tudo, mas não deixe de servir com um delicioso arroz branco fresquinho.

É isso, mãos a obra!



Marco Canhete
(09/06/2013)


domingo, 2 de junho de 2013

Focaccia, uma delícia de origem italiana!

Fotos: Italian Food Forever

       Focaccia é uma massa de origem italiana (Gênova), achatada (com no máximo 2 cm de altura) e macia, em geral coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Na Itália é consumida tanto no desejum, como aperitivo e antepasto.
       Hoje, a focaccia se tornou uma espécie de fast food italiano, disponível em restaurantes, padarias e casas especializadas por toda a Itália. 
       A focaccia verdadeira é mais grossa que a pizza, porém não deve ser mais alta que a espessura de um dedo, além de crocante por fora e macia por dentro. Aqui no Brasil adicionamos e modificamos um pouco a receita, recheando esta massa com diversos tipos de ingredientes, como presunto, azeitonas, mussarela com tomates, salaminho,  entre outros.
           A pronuncia certa na língua italiana é "focátchia" (fokátia), dando uma ênfase nos dois "cc" que estão juntos, como em qualquer palavra em italiano que levam estes dois "C" juntos. 
       Vamos deixar de conversa e ir para a receita: 

Ingredientes:

500 g de Farinha de trigo peneirada
250 ml de água morna
100 ml de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
1 colheres de sopa de açúcar
40 g de fermento biológico para pães

   
   
       Após separar todos os ingredientes que você irá usar na receita, separe a assadeira retangular, uma bacia grande para o preparo da massa e mãos a obra. O primeiro passo é dissolver o fermento, e para isso coloque-o esfarelado na bacia, acrescente o açúcar, mexa e coloque a água morna. Espere por uns 10 minutos e junte o azeite e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo, mexendo até formar uma massa homogênea. Transfira a massa para uma bancada e sove-a por aproximadamente uns 5 minutos, conforme ilustrado abaixo.

 Siga o passo a passo das fotos, não tem erro!






Sove a massa por aproximadamente 5 minutos.


        Coloque a massa para descansar, envolvendo a vasilha com filme plástico e colocando em um lugar fechado, como o forno ou um armário fechado e seco. 
Adicione umas 3 colheres de azeite no fundo da tigela, antes de
colocar a massa para descansar.



A massa tem que estar fofa e macia, conforme as fotos acima e abaixo!
Transfira a massa para assadeira conforme ilustrado abaixo. 




Após esticar a massa na forma, use as pontas dos dedos para formas
as cavidades e regue com bastante azeite.



Adicione o sal grosso e o alecrim por toda a massa, deixe descansando por mais uns
15 minutos para depois leve-la ao forno por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até
a focaccia estar bem dourada.

Esta é a foccacia original. Se desejar fazer outras  com sabores diferentes,  basta
acrescentar os ingredientes da sua escolha e levar ao forno como descrito acima.

Exemplo: Tomates com azeitonas pretas ou mussarela, presunto, rodelas de tomates
             e orégano ou calabresa com mussarela, cebola e orégano.

       Emfim, use sua imaginação e cria a focaccia do seu gosto e agrado, mas não se esqueça de seguir as recomendações da receita, O.K.?




Um abraço grande,
Marco Canhete
(02/06/2013)












sexta-feira, 24 de maio de 2013

Uma "Quiche de Cebolas" para Yasmim!

        Tenho uma linda sobrinha chamada Yasmim, que quando era criancinha, com seus dois aninhos, adorava cebola crua. Agarrava uma cebola inteira, sem as cascas é claro, e começava a mordê-la feliz e sorrateira. Eu achava incrível e inacreditável ver aquela pequenina e meiga menina se deliciando com sua "cebola crua", então em sua homenagem, hoje vou postar uma deliciosa receita de uma "Quiche de Cebolas", conhecida também como "Quiche Alsaciana"!


       Separe na sua mesa de trabalho, 200 g de farinha de trigo,150 g de manteiga gelada, 4 cebolas médias cortadas em rodelas finas, Azeite de oliva, 1 caixa de creme de leite ou 1 copo de iogurte natural , 4 ovos, nós moscada e 200 g de queijo parmesão (de preferência, ralado na hora).
       Em uma bacia coloque a farinha peneirada, a manteiga cortada em cubinhos e gelada e 1 gema de ovo (a clara deste ovo reserve em uma bacia)  e vá com os dedos, delicadamente amassando e incorporando os ingredientes, e se preciso, durante este processo e a massa estiver muito seca, acrescente um pouco de água gelada até que ela  fique bem homogênea, coloque a massa em uma forma com fundo removível ou se você não tiver, coloque em um refratário redondo, fazendo com que a massa cubra todo o refratário e finalizando coloque-o (a) na geladeira. 
       Em uma frigideira no fogo médio, coloque umas três colheres de azeite de oliva e acrescente as cebolas cortadas e vá fritando-as até que elas estejam bem douradas, reserve. Na bacia com a clara reservada, coloque os 3 ovos, o creme de leite ou o iogurte natural, 100 g do queijo parmesão, uma pitada de noz moscada, acrescente as cebolas, para em seguida despejar na massa que já esta sobre a sua forma ou refratário. Polvilhe com o resto do parmesão e leve ao forno por aproximadamente 20/25 minutos ou até que a superfície esteja dourada. 

       É isso, sirva com arroz branco e salada!

Nota: Quiche é um tipo de torta feita com recheio a base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de bacon frito e que não leva cobertura.
         Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lothringe. Mais tarde os franceses a batizaram de "Lorraine". A palavra quiche vem do alemão "Kuchen", que significa "torta". A quiche lorraine original nasceu no século XVI e era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado "queijo" a quiche lorraine. Acrescentando cebolas obtêm-se a quiche alsaciana.
         A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a II guerra mundial e nos Estados Unidos na década de 1950. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche lorraine, até aquelas com alho poró, champignom, espinafre e mesmo peixes, como o salmão entre outros.   


Um abraço querida Yasmim e capriche quando for fazê-la para os amigos!



Marco Canhete
(24/05/2013)


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Farra, feijão e farofa!

       Vai rolar um "Churrasco"? Tem feijão com arroz fresquinho? Pô, não pode faltar "farofa"! Alguns brincam dizendo que farofa é coisa de Nordestinos, mas não é não! É coisa de brasileiro e os "gringos" quando estão aqui, ficam loucos com esta iguaria de nossa gastronomia. Então vamos lá. Esta é uma receita bem caseira de farofa, daquelas de "Fazenda" que nossas avós preparavam aos Domingos e muito fácil de preparar. 


       Separe em potes todos os ingredientes que você vai utilizar, assim fica mais fácil o passo a passo da receita. 1 cebola grande bem picadinha, 3 dentes de alho, 3 colheres bem cheias de margarina, 2 colheres de óleo de soja ou o que você usa, 1/2 molho de salsinha, 3 ovos, 1 linguiça calabresa ou 2 toscana, aquela de churrasco, cortada em cubos ou em 1/2 rodela, 100 g de bacon cortado em cubinhos, 500 g de farinha de mandioca, sal á gosto e azeitonas verdes picadas e sem caroço, é claro!
       Coloque uma frigideira grande ou uma panela no fogo e acrescente o óleo, em seguida o bacon, deixe dourar um pouco e acrescente a linguiça cortada em cubos maiores ou em rodelas divididas ao meio, doure mais um pouco e coloque a cebola com o alho e deixe dourar mais um pouco, junte a margarina e logo que ela derreter por completo quebre os ovos sobre a panela e mexa um pouco, deixe os ovos fritarem um pouco e acrescente a farinha e misture, nesta hora abaixe bem o fogo e vá tostando a farofa mexendo sempre, sem parar por aproximadamente 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente as azeitonas e a salsinha misturando bem e esta pronto! Eu particularmente, quando tenho um pouco de presunto na geladeira, pico bem pequenininho e acrescento na farofa, e fica uma delícia. Não esqueça de antes de levar a mesa provar e corrigir o sal se achar necessário. O.K.?
       Caso você goste de farofa com bananas, corte umas duas ou três em rodelas, frite-as na manteiga ou margarina e acrescente-as na sua farofa, fica uma delícia! 
       É isso, manda ver e boa sorte e não se esqueça nunca "Cozinha é cabeça fria, amor e comprometimento com a receita"! 
       A gastronomia é uma viagem inesquecível e compensadora na sua cozinha! Beijos!

Marco Canhete
23/05/2013

domingo, 19 de maio de 2013

Sábado chuvoso com Arroz a Piamontese

       Chove em Iguaba Grande! Dia com cara de inverno. Dá vontade de comer um prato que combine com uma bela taça de vinho tinto. E agora?
       Já sei, vou preparar um "Arroz à Piamontese" para servir com um bifino de alcatra com molho madeira e saborear com aquela sonhada taça de vinho!


      
       Vamos lá, mãos a obra! Tirar da despensa uma caixinha de creme de leite, um pouco de champinhom, queijo parmesão, cebola, margarina, caldo de legumes e um pouco de leite.  Corte a cebola em cubinhos, pode ser ralada também, reserve. Leve ao fogo uma frigideira grande com uma colher bem cheia de margarina, acrescente a cebola cortadinha e refogue um pouco até ela dourar, para em seguida acrescentar o arroz, o queijo parmesão e o creme de leite, mexa bem. A receita original deste prato leva vinho branco seco, mas  para uma receita mais simples, eu não acrescento, até porque é muito difícil termos em casa uma garrafa de vinho "branco". Se for fazer com vinho, após o refogado com a cebola na margarina entre com uma taça de vinho e deixe apurar uns 5 minutos para que o álcool existente na bebida evapore por completo. Bom voltando a nossa receita após acrescentar o champinhom, verifique se está muito seco, caso esteja, acrescente aos pouco leite ou caldo de legumes já dissolvido em uma xícara de água fervendo, e vá mexendo até incorporar bem todos os ingredientes. É importante deixar bem molhadinho, com bastante creme, pois com certeza após apagar o fogo, ele engrossa e encorpa ainda mais. Tá pronto! 


       E o bife, poderá ser de carne bovina ou frango, para isto após grelhar seu bife, retire-o da frigideira e acrescente caldo de carne na frigideira, meia taça de vinho tinto seco, uma colher cheia de salsinha e mexa bem encorporando a crosta da frigideira ao caldo e para engrossar um pouco o molho é só colocar uma colher de sobremesa de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água no molho e acrescentar os champinhons. Regue seu bifes com este molho e sirva com seu arroz e batatas palha.

Ingredientes:

4 xícaras de arroz cozido ou 2 xícaras de arroz cru.
1 cebola grande cortada em cubinhos.
3 colheres de sopa cheia de margarina.
100 g de queijo parmesão.
50 g de champinhom.
Leite que baste.
1 cubo de caldo de legumes (opcional)



Uno abbraccio e bonno apetito!
Marco Canhete
(18/05/2013)
        

sábado, 11 de maio de 2013

Sábado de "comidinha"rápida!

       É sábado, ainda é dia de correria com os trabalhos, mas não podemos deixar de fazer algo para comer! Então vamos preparar uma fritada rápida com camarões? Passo na Peixaria do meu Amigo Jackson no centro de Iguaba Grande, pego R$ 10,00 de camarões graúdos e vou correndo para casa para preparar o meu almoço!


       É isso, junte aos camarões já descascados e limpos, cebola, alho, tomate, salsa, coentro, sal a gosto, os ovos e um bom azeite para dourar a fritada. Pique a cebola e o tomate, reserve. Corte a salsa e o coentro e reserve. Em bacia ou prato fundo bata os ovos, iniciando pelas claras e acrescentando as gemas depois, para dar um toque espumante (tipo suflê) a fritada e acrescente os outros ingredientes. Mexa suavemente. Leve ao fogo brando uma frigideira anti-aderente, coloque um fio de azeite ou margarina e despeje a porção desejada, arrume os camarões para que eles fique bem distribuídos pela fritada, e deixe fritando em fogo baixo, o.k.? Para virar sua fritada e dourar do outro lado, existe uma dica que eu aprendi com a minha querida e saudosa "mãe", que é colocar um prato sobre a frigideira, espalmar firmemente com uma mão o prato e virar a frigideira fazendo com que a fritada fique de cabeça para baixo. Aí é só escorregar a mesma de volta para frigideira e levar novamente ao fogo. Faça este processo em cima da pia, para evitar que caso escorra alguma parte de sua fritada, não caía sobre o fogão.


Então, esta douradinha em baixo, chegou a hora de virar! 


                                               Coloque o prato em cima da frigideira e vire conforme a foto!

Volte para a frigideira para dourar do outro lado!

       É isso, colocar na mesa junto com uma saladinha de alface, tomate, cebola e cenourinha ralada mais um pouco de arroz branco e desfrutar de um almoço rápido e muito saboroso!  

Espero que vocês tenham curtido!

Detalhe, se não tiver os camarões, a sobra do frango assado do almoço do dia anterior, caí muito bem, é só acrescentar uma cenoura ralada ou ervilhas com um pouco de parmesão e você já terá outro modelo de fritada.


Marco Canhete
(10/05/2013)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comer esfirras em Iguaba Grande?

        Caso você esteja com preguiça e queira comer as esfirras da receita da postagem anterior, já prontinhas e quentinhas, e é claro, esteja na Região dos Lagos e em Iguaba Grande, é só ir na FLALANCHES, de propriedade do simpático Edvaldo no Bairro Estação, próximo ao Supermercado Tinoco, e lá você vai encontrar também as tradicionais e deliciosas "coxinhas" de presunto e queijo e uma empada de Peito de Peru com Queijo Minas de comer de joelho. Confira! Você vai adorar!

Olha aí as Esfirras, as Empadas e as famosas Coxinhas na estufa te esperando!

       
          
                  As tradicionais coxinhas e as maravilhosas empadas de Peito de Peru com Queijo Minas!



É isso ai, pessoal até a próxima postagem e espero que vocês tenham gostado das dicas.



Marco Canhete
(09/05/2013)



Adoro esfirras!!!

       Gosto muito de esfirras. Carne, Frango ou queijo minas, são deliciosas. As árabes são as preferidas e mais gostosas é claro, mas também gosto muito das de lanchonetes. É claro que a massa tem que ser bem leve, senão vira "borrachudo de botequim"! Hoje vou passar uma receita muito boa, mas não é a árabe, pois esta é uma massa difícil de trabalhar, requer ingredientes específicos da culinária árabe e precisa de um forno industrial de temperatura bem mais elevada, diferente dos fornos caseiros. 

Este é o produto final. Carne ou Frango com Catupiry!

       Então vamos começar? Para a massa separe na sua bancada de trabalho (mesa), 1 kg de farinha de trigo, 3 ovos, 100 g de fermento biológico fresco, 1 copo americano de óleo, 2 copos americanos de leite morno, 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal. 
Coloque na bacia o fermento, esfarelando-o com as mãos, junte o açúcar, misture e acrescente o leite morno (nunca quente, pois ele quebra o processo de dupla fermentação e retarda o crescimento), aguarde uns 15 minutos e coloque os ovos ligeiramente batidos e óleo. Misture bem e vá aos poucos acrescentado a farinha (cerca de 800 g peneirada), até a massa ficar bem consistente, transfira da bacia para uma bancada, e vá misturando e sovando bem com as mãos, utilizando aos poucos o restante da farinha (200 g) até você sentir a massa desgrudando das suas mãos. Não deixe também ela muito seca, sempre sobra um pouquinho de farinha para a hora de esticar  a massa. Da bola que se formou vá esticando, rolando para trás e para frente, até obter um cilindro de massa, divida em quatro partes iguais, e cada parte divida em 7 e 8 pedaços (2 partes com 7 e 2 partes com 8), a receita da para 30 unidades. Faça bolinhas como na foto e coloque para descansar por 30 minutos. Salpique um pouco de farinha de trigo no fundo do tabuleiro que vai para o descanso.


Acima o leite morno já esta com o fermento e o açúcar misturado na bacia.
      
Misture, colocando a farinha aos poucos.
Transfira para uma bancada e misture com as mãos, sovando-a  por uns 15 minutos.


Depois de bem sovada a massa ficará assim.


Divida conforme as figuras acima e vá colocando no tabuleiro para o descanso da massa.
Indo para descansar. Cubra com um pano e coloque no forno desligado. Um copo com água quente ao lado do tabuleiro, melhora o tempo de crescimento! Deixe por 30 minutos.

 Após os 30 minutos este é o resultado! 
      
        Volte para a mesa de trabalho e uma a uma vá abrindo cuidadosamente, em forma de círculo. recheie e feche como indicado nas fotos abaixo.






Para o fechamento, como você deve ter notado, primeiro dobre a parte de baixo, depois um lado e em seguida o outro, formando assim um triângulo. para selar bem este fechamento pincele as bordas com clara de ovos. Guarde as gemas para pincelar as esfirras antes de colocá-las no forno.
Basicamente é isso! Mãos a obra, boa sorte e "Buono Appetito!"

Marco Canhete
(08/05/2013)