Seguidores

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Adoro esfirras!!!

       Gosto muito de esfirras. Carne, Frango ou queijo minas, são deliciosas. As árabes são as preferidas e mais gostosas é claro, mas também gosto muito das de lanchonetes. É claro que a massa tem que ser bem leve, senão vira "borrachudo de botequim"! Hoje vou passar uma receita muito boa, mas não é a árabe, pois esta é uma massa difícil de trabalhar, requer ingredientes específicos da culinária árabe e precisa de um forno industrial de temperatura bem mais elevada, diferente dos fornos caseiros. 

Este é o produto final. Carne ou Frango com Catupiry!

       Então vamos começar? Para a massa separe na sua bancada de trabalho (mesa), 1 kg de farinha de trigo, 3 ovos, 100 g de fermento biológico fresco, 1 copo americano de óleo, 2 copos americanos de leite morno, 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal. 
Coloque na bacia o fermento, esfarelando-o com as mãos, junte o açúcar, misture e acrescente o leite morno (nunca quente, pois ele quebra o processo de dupla fermentação e retarda o crescimento), aguarde uns 15 minutos e coloque os ovos ligeiramente batidos e óleo. Misture bem e vá aos poucos acrescentado a farinha (cerca de 800 g peneirada), até a massa ficar bem consistente, transfira da bacia para uma bancada, e vá misturando e sovando bem com as mãos, utilizando aos poucos o restante da farinha (200 g) até você sentir a massa desgrudando das suas mãos. Não deixe também ela muito seca, sempre sobra um pouquinho de farinha para a hora de esticar  a massa. Da bola que se formou vá esticando, rolando para trás e para frente, até obter um cilindro de massa, divida em quatro partes iguais, e cada parte divida em 7 e 8 pedaços (2 partes com 7 e 2 partes com 8), a receita da para 30 unidades. Faça bolinhas como na foto e coloque para descansar por 30 minutos. Salpique um pouco de farinha de trigo no fundo do tabuleiro que vai para o descanso.


Acima o leite morno já esta com o fermento e o açúcar misturado na bacia.
      
Misture, colocando a farinha aos poucos.
Transfira para uma bancada e misture com as mãos, sovando-a  por uns 15 minutos.


Depois de bem sovada a massa ficará assim.


Divida conforme as figuras acima e vá colocando no tabuleiro para o descanso da massa.
Indo para descansar. Cubra com um pano e coloque no forno desligado. Um copo com água quente ao lado do tabuleiro, melhora o tempo de crescimento! Deixe por 30 minutos.

 Após os 30 minutos este é o resultado! 
      
        Volte para a mesa de trabalho e uma a uma vá abrindo cuidadosamente, em forma de círculo. recheie e feche como indicado nas fotos abaixo.






Para o fechamento, como você deve ter notado, primeiro dobre a parte de baixo, depois um lado e em seguida o outro, formando assim um triângulo. para selar bem este fechamento pincele as bordas com clara de ovos. Guarde as gemas para pincelar as esfirras antes de colocá-las no forno.
Basicamente é isso! Mãos a obra, boa sorte e "Buono Appetito!"

Marco Canhete
(08/05/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário