Seguidores

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Carne Assada Recheada para meu filho!

Hoje é o aniversário do meu filho mais velho, o André. Em homenagem a ele, que adora Carne Assada recheada , vou dar dicas e a  receita, da melhor Carne que já tive o prazer de saborear,  e agradeço ter aprendido com uma "Nonna Italiana" esta maravilhosa receita. Então vamos lá...

Foto tirada e pertencente ao Blog Receitices. Em breve com minha foto!

Em primeiro lugar vem a escolha da carne, que poderá ser lagarto plano, redondo, músculo ou outra carne de sua escolha, mas eu recomendo o Lagarto plano, por ser a mais apropriada a receber recheios e ter a textura mais recomendada para este tipo de assado. 

Na foto uma peça de mais ou menos 1 1/2 de Lagarto plano.

Coloque a peça sobre uma bancada e na sua lateral (onde você ira tirar as fatias) faça um pequeno corte com uma faca fina, um pouco menor do que o diâmetro da linguiça e  vá introduzindo a calabresa até ela chegar do outro lado da carne. 
Com a linguiça congelada fica mais fácil o recheio!

       Para uma melhor penetração, congele a linguiça, horas antes desta operação, pois ela congelada, é muito mais fácil para o recheio. Feito isto, com a pontinha da mesma faca vá fazendo furinhos pequenos e colocando neles pedaços de bacon em toda a volta da carne (É opcional, mais fica uma delícia), para em seguida temperá-la. Nesta etapa, do tempero, use apenas sal ou tempero completo, molho inglês, pimenta do reino, caso você goste e um pouco de vinho tinto seco. Se for fazer um tempero de véspera não use alho picado, para que quando você for dourar a carne ele não queime no fundo da panela e a pimenta, sempre moída na hora. 


O tempero de véspera é bem recomendado para uma carne mais saborosa!
Feito isto, cubra com um plástico e leve a geladeira até o dia seguinte.


Hora de dourá-la! Utilize uma panela grande, acrescente óleo, deixe esquentar bem e com um garfo longo coloque a carne no fundo da panela e vá dourando, virando-a de todos os lados. Mantenha ao lado um fervedor com água quente e uma concha, para que conforme você esteja dourando e virando a carne, vá colocando aos poucos pequenas quantidades de água no fundo da panela, nunca em cima da carne. Estas pequenas porções de água irão liberar "crostas" do fundo da panela, acrescentando cada vez mais um dourado especial para sua carne. Este processo dura em torno de uns 30 minutos, para obter um tom bem amarronzado para sua carne, por isso, paciência, boa comida demanda tempo, mas vai valer a pena!
Após este longo processo, cubra a carne com água bem quente (água fria endurece e retarda o cozimento da sua carne) e coloque todos os outros ingredientes que devem estar reservado em uma bacia, mexendo para incorpora-los ao seu assado. Mantenha sempre o fervedor com água quente, pois durante o processo de assar, a carne irá secar e será preciso ir aos poucos acrescentando mais água. Todo o processo deverá durar em torno de uma hora e meia mais ou menos, mas é importante que depois de uma hora, que você retire a carne da panela, fatie-a e retorne novamente a panela para o término do seu cozimento. Acrescente 1 colher de sopa, ou mais de amido de milho (maisena) no caldo para encorpar o molho dourado. Para ocasiões especiais acrescente champinhom fatiado que fica muito bom. É isso aí, espero que você obtenha êxito nesta empreitada, e caso tenha dúvida entre em contato, que terei o maior prazer de tirar as suas dúvidas. bom apetite e segue aí a receita...

Ingredientes:

. 2 Kg de lagarto plano
. 2 unidades de linguiça calabresa
. 100 g de Bacon
. 2 cebolas grandes
. 1 pimentão
. 2 tomates
. 1 cabeça de alho
. 3 folhas de louro
. 2 cubos de caldo de carne ou legumes
. 1 colher de café de cominho
. Sal á gosto
. Pimenta do reino á gosto
. 1 copo de vinho tinto seco
. 3 colheres de sopa de molho inglês
. 1/2 maço de coentro e o mesmo de salsa
. Água que baste - sempre quente
. 1 1/2 colher de amido de milho

Obs. Junte todos os ingredientes numa bacia e use conforme descrito acima. 
       Fica muito bom juntar batatas para o acompanhamento. Se resolver fazer isto, a dica é colocá-las para cozinhar com a carne, depois do processo de fatiar a carne. Fatie-a, volte para a panela com as batatas, até que elas estejam cozidas. Elas ficaram com uma cor acaramelada fantástica. Muita salsinha por cima na hora de servir, dá um toque especial!





Nenhum comentário:

Postar um comentário