Seguidores

domingo, 5 de maio de 2013

Domingo de Peixe frito e Pirão

       Até que emfim que é sexta-feira? Não, que bom que é Domingo! 
Acordei, ou melhor, dormi pensando em almoçar um "Peixe frito com Pirão". Sendo assim vamos colocar a vontade em prática. Fui direto a peixaria do meu amigo Jackson, no centro de Iguaba Grande, ver o que ele tinha de peixe para fritar. Os camarões de lá estão sempre bem fresquinhos, eu recomendo, fora a simpatia do amigo e de todos que lá trabalham para com os clientes que ali vão atrás de peixes e frutos do mar saudáveis. Escolhi umas Corvinas, além de frescas são muito boas para fritar, resolvi levar uns camarões, de tão apetitosos que estavam e dali fui ao sacolão, pegar os ingredientes necessários para acompanhar o prato principal.  
       Resolvi fazer para acompanhar este Peixe, um Molho de Camarão, para quem não gosta de Pirão e um Arroz de Brócolis, além do Arroz Branco.
 Aí tem 2 kg de corvina fresca e 1 kg de camarão médio.
Os ingredientes do Sacolão foram: 1 maço de brócolis, 1 de salsa, 2 de coentro, alho, cebola, tomate, pimentão e limão. 
       Para o Arroz, fiz duas medidas e meia (2 copos e meio), coloquei o brócolis para cozinhar, piquei bastante alho e reservei. O brócolis deve ser cozido da seguinte maneira: Coloque uma panela com bastante água para ferver, acrescente sal á gosto e quando estiver fervendo, coloque uma colher de sobremesa cheia de bicarbonato de sódio, em seguida coloque o brócolis já lavado e selecionado (tire um pouco dos caules grossos, da ponta e algumas folhas grandes e descarte) dentro da água e marque 3 minutos. Escorra e reserve, quando estiver frio pique todo e reserve. 
 Faça o arroz normalmente e reserve. Em uma panela coloque 2 colheres de azeite e uma de óleo e junte o alho picado, dourando sem deixá-lo queimar, acrescente o brócolis, mexa bem e junte o arroz cozido. Incorpore bem o brócolis com o arroz, que ficará bem verdinho e delicioso. Pronto!

       O Pirão é bem simples, pegue as cabeças do peixe e pelo menos um rabo, tempere, coloque em uma panela e acrescente, cebola, alho, tomate, pimentão, bastante coentro e salsa, colorau e um pouco de molho de tomates. Cubra com água (uns 2 litros) e cozinhe por uns 20 minutos. 

       Coe este caldo, retire as cabeças e o rabo e cuidadosamente tire os pedaços de carne e reserve. Pique bem picadinho, tomate, cebola, alho, salsa e coentro. Na mesma panela refogue todos os ingredientes acima, sempre a cebola e alho em primeiro lugar, depois vá colocando o restante aos poucos e junte a este refogado o caldo coado,  umas 100 g do camarão limpo mais a carne de peixe reservada. 

Mexa bem deixe apurar até ferver. Coloque a farinha em uma vasilha pequena, abaixe o fogo e acrescente aos poucos e bem devagar a farinha, mexendo sempre, para não empelotar. Para esta quantidade de água, cerca de 2 litros, coloque 1 xícara de farinha, mais ou menos. 
       O Molho de camarão é o mais simples. Depois de todo limpo, não esqueça de tirar a tripa que vai bem em cima da carne do camarão, para isto faça com uma faquinha um pequeno corte de ponta a ponta e tire a tripinha, tempere-o com sal e alho (nunca use limão, ele emborrachara o seu camarão) e reserve. Em uma outra panela pequena, coloque cebola picada, refogue bem, acrescente um cubo de caldo de legumes (opcional) junte o molho de tomates pronto, um pouquinho de água para afinar e acrescente os camarões, cozinhe por uns 5 minutos, corrija o sal e pronto. Não cozinhe muito os camarões, senão fatalmente eles ficarão duros. 

 Agora é só temperar o peixe, com sal e alho (se for usar limão, só coloque minutos antes de fritá-los). Coloque farinha em um prato e passe as postas antes de levá-las ao óleo bem quente. Tem o truque do saco, que aprendi com a minha nora Clarisse. Coloque a farinha dentro de um saco plástico, junte duas ou três postas dentro do saco e vá sacudindo, até encorpora a farinha por todas as postas, tire com um garfo e leve ao óleo quente. 
       Agora é só levar para mesa o peixe, o molho de camarão, o arroz de brócolis e o pirão com a salada caprichada da Clarisse e chamar a turma para o almoço.


Nossa, estamos reunidos a mesa para um delicioso almoço de Domingo, eu, minha esposa Alzira, meu filho Patrick, minha nora Clarisse, meu netinho Lucas e os amigos Edvaldo e Neusimar. Só faltam a mesa meu outro filho André e a nora Carol. Este prato deu para 6 pessoas comerem bem.

Segue a receita na íntegra:

2 Kg de Peixe
1 Kg de Camarão
4 limões
2 cebolas
3 tomates
2 molhos de coentro
1 molho de salsa
1 maço de brócolis
1 pimentão
1 cabeça de alho
1 sache (340 g) de molho de tomate
1 xícara de farinha
1 colher de sobremesa de bicarbonato
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres de sopa de colorau

É isso, até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Parabéns pela receita e algumas dicas.
    Mas gostaria de acrescentar uma dica, caso haja interesse é claro, antes de por as postas para fritar, ponha uma vasilha com água ao lado e mergulhe as postas empanada na farinha, aguarde alguns segundos e ponha na frigideira.
    Além de criar maior crocância, mantem o óleo limpo por mais tempo e deixa as postas seguintes claras.
    Abs

    ResponderExcluir