Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Uma "Quiche de Cebolas" para Yasmim!

        Tenho uma linda sobrinha chamada Yasmim, que quando era criancinha, com seus dois aninhos, adorava cebola crua. Agarrava uma cebola inteira, sem as cascas é claro, e começava a mordê-la feliz e sorrateira. Eu achava incrível e inacreditável ver aquela pequenina e meiga menina se deliciando com sua "cebola crua", então em sua homenagem, hoje vou postar uma deliciosa receita de uma "Quiche de Cebolas", conhecida também como "Quiche Alsaciana"!


       Separe na sua mesa de trabalho, 200 g de farinha de trigo,150 g de manteiga gelada, 4 cebolas médias cortadas em rodelas finas, Azeite de oliva, 1 caixa de creme de leite ou 1 copo de iogurte natural , 4 ovos, nós moscada e 200 g de queijo parmesão (de preferência, ralado na hora).
       Em uma bacia coloque a farinha peneirada, a manteiga cortada em cubinhos e gelada e 1 gema de ovo (a clara deste ovo reserve em uma bacia)  e vá com os dedos, delicadamente amassando e incorporando os ingredientes, e se preciso, durante este processo e a massa estiver muito seca, acrescente um pouco de água gelada até que ela  fique bem homogênea, coloque a massa em uma forma com fundo removível ou se você não tiver, coloque em um refratário redondo, fazendo com que a massa cubra todo o refratário e finalizando coloque-o (a) na geladeira. 
       Em uma frigideira no fogo médio, coloque umas três colheres de azeite de oliva e acrescente as cebolas cortadas e vá fritando-as até que elas estejam bem douradas, reserve. Na bacia com a clara reservada, coloque os 3 ovos, o creme de leite ou o iogurte natural, 100 g do queijo parmesão, uma pitada de noz moscada, acrescente as cebolas, para em seguida despejar na massa que já esta sobre a sua forma ou refratário. Polvilhe com o resto do parmesão e leve ao forno por aproximadamente 20/25 minutos ou até que a superfície esteja dourada. 

       É isso, sirva com arroz branco e salada!

Nota: Quiche é um tipo de torta feita com recheio a base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de bacon frito e que não leva cobertura.
         Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lothringe. Mais tarde os franceses a batizaram de "Lorraine". A palavra quiche vem do alemão "Kuchen", que significa "torta". A quiche lorraine original nasceu no século XVI e era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado "queijo" a quiche lorraine. Acrescentando cebolas obtêm-se a quiche alsaciana.
         A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a II guerra mundial e nos Estados Unidos na década de 1950. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche lorraine, até aquelas com alho poró, champignom, espinafre e mesmo peixes, como o salmão entre outros.   


Um abraço querida Yasmim e capriche quando for fazê-la para os amigos!



Marco Canhete
(24/05/2013)


Um comentário:

  1. Boa tarde Marco. FIz a sua receita hoje para o almoço do dia das mães. Ficou ótima, só que em nenhum lugar da receita fala de sal. Quando fui fazer o recheio vi que não tinha e coloquei por minha conta. Talvez por esquecimento,se puder corrija, mas adorei, muito obrigado.

    ResponderExcluir