Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Uma "Quiche de Cebolas" para Yasmim!

        Tenho uma linda sobrinha chamada Yasmim, que quando era criancinha, com seus dois aninhos, adorava cebola crua. Agarrava uma cebola inteira, sem as cascas é claro, e começava a mordê-la feliz e sorrateira. Eu achava incrível e inacreditável ver aquela pequenina e meiga menina se deliciando com sua "cebola crua", então em sua homenagem, hoje vou postar uma deliciosa receita de uma "Quiche de Cebolas", conhecida também como "Quiche Alsaciana"!


       Separe na sua mesa de trabalho, 200 g de farinha de trigo,150 g de manteiga gelada, 4 cebolas médias cortadas em rodelas finas, Azeite de oliva, 1 caixa de creme de leite ou 1 copo de iogurte natural , 4 ovos, nós moscada e 200 g de queijo parmesão (de preferência, ralado na hora).
       Em uma bacia coloque a farinha peneirada, a manteiga cortada em cubinhos e gelada e 1 gema de ovo (a clara deste ovo reserve em uma bacia)  e vá com os dedos, delicadamente amassando e incorporando os ingredientes, e se preciso, durante este processo e a massa estiver muito seca, acrescente um pouco de água gelada até que ela  fique bem homogênea, coloque a massa em uma forma com fundo removível ou se você não tiver, coloque em um refratário redondo, fazendo com que a massa cubra todo o refratário e finalizando coloque-o (a) na geladeira. 
       Em uma frigideira no fogo médio, coloque umas três colheres de azeite de oliva e acrescente as cebolas cortadas e vá fritando-as até que elas estejam bem douradas, reserve. Na bacia com a clara reservada, coloque os 3 ovos, o creme de leite ou o iogurte natural, 100 g do queijo parmesão, uma pitada de noz moscada, acrescente as cebolas, para em seguida despejar na massa que já esta sobre a sua forma ou refratário. Polvilhe com o resto do parmesão e leve ao forno por aproximadamente 20/25 minutos ou até que a superfície esteja dourada. 

       É isso, sirva com arroz branco e salada!

Nota: Quiche é um tipo de torta feita com recheio a base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de bacon frito e que não leva cobertura.
         Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lothringe. Mais tarde os franceses a batizaram de "Lorraine". A palavra quiche vem do alemão "Kuchen", que significa "torta". A quiche lorraine original nasceu no século XVI e era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado "queijo" a quiche lorraine. Acrescentando cebolas obtêm-se a quiche alsaciana.
         A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a II guerra mundial e nos Estados Unidos na década de 1950. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche lorraine, até aquelas com alho poró, champignom, espinafre e mesmo peixes, como o salmão entre outros.   


Um abraço querida Yasmim e capriche quando for fazê-la para os amigos!



Marco Canhete
(24/05/2013)


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Farra, feijão e farofa!

       Vai rolar um "Churrasco"? Tem feijão com arroz fresquinho? Pô, não pode faltar "farofa"! Alguns brincam dizendo que farofa é coisa de Nordestinos, mas não é não! É coisa de brasileiro e os "gringos" quando estão aqui, ficam loucos com esta iguaria de nossa gastronomia. Então vamos lá. Esta é uma receita bem caseira de farofa, daquelas de "Fazenda" que nossas avós preparavam aos Domingos e muito fácil de preparar. 


       Separe em potes todos os ingredientes que você vai utilizar, assim fica mais fácil o passo a passo da receita. 1 cebola grande bem picadinha, 3 dentes de alho, 3 colheres bem cheias de margarina, 2 colheres de óleo de soja ou o que você usa, 1/2 molho de salsinha, 3 ovos, 1 linguiça calabresa ou 2 toscana, aquela de churrasco, cortada em cubos ou em 1/2 rodela, 100 g de bacon cortado em cubinhos, 500 g de farinha de mandioca, sal á gosto e azeitonas verdes picadas e sem caroço, é claro!
       Coloque uma frigideira grande ou uma panela no fogo e acrescente o óleo, em seguida o bacon, deixe dourar um pouco e acrescente a linguiça cortada em cubos maiores ou em rodelas divididas ao meio, doure mais um pouco e coloque a cebola com o alho e deixe dourar mais um pouco, junte a margarina e logo que ela derreter por completo quebre os ovos sobre a panela e mexa um pouco, deixe os ovos fritarem um pouco e acrescente a farinha e misture, nesta hora abaixe bem o fogo e vá tostando a farofa mexendo sempre, sem parar por aproximadamente 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente as azeitonas e a salsinha misturando bem e esta pronto! Eu particularmente, quando tenho um pouco de presunto na geladeira, pico bem pequenininho e acrescento na farofa, e fica uma delícia. Não esqueça de antes de levar a mesa provar e corrigir o sal se achar necessário. O.K.?
       Caso você goste de farofa com bananas, corte umas duas ou três em rodelas, frite-as na manteiga ou margarina e acrescente-as na sua farofa, fica uma delícia! 
       É isso, manda ver e boa sorte e não se esqueça nunca "Cozinha é cabeça fria, amor e comprometimento com a receita"! 
       A gastronomia é uma viagem inesquecível e compensadora na sua cozinha! Beijos!

Marco Canhete
23/05/2013

domingo, 19 de maio de 2013

Sábado chuvoso com Arroz a Piamontese

       Chove em Iguaba Grande! Dia com cara de inverno. Dá vontade de comer um prato que combine com uma bela taça de vinho tinto. E agora?
       Já sei, vou preparar um "Arroz à Piamontese" para servir com um bifino de alcatra com molho madeira e saborear com aquela sonhada taça de vinho!


      
       Vamos lá, mãos a obra! Tirar da despensa uma caixinha de creme de leite, um pouco de champinhom, queijo parmesão, cebola, margarina, caldo de legumes e um pouco de leite.  Corte a cebola em cubinhos, pode ser ralada também, reserve. Leve ao fogo uma frigideira grande com uma colher bem cheia de margarina, acrescente a cebola cortadinha e refogue um pouco até ela dourar, para em seguida acrescentar o arroz, o queijo parmesão e o creme de leite, mexa bem. A receita original deste prato leva vinho branco seco, mas  para uma receita mais simples, eu não acrescento, até porque é muito difícil termos em casa uma garrafa de vinho "branco". Se for fazer com vinho, após o refogado com a cebola na margarina entre com uma taça de vinho e deixe apurar uns 5 minutos para que o álcool existente na bebida evapore por completo. Bom voltando a nossa receita após acrescentar o champinhom, verifique se está muito seco, caso esteja, acrescente aos pouco leite ou caldo de legumes já dissolvido em uma xícara de água fervendo, e vá mexendo até incorporar bem todos os ingredientes. É importante deixar bem molhadinho, com bastante creme, pois com certeza após apagar o fogo, ele engrossa e encorpa ainda mais. Tá pronto! 


       E o bife, poderá ser de carne bovina ou frango, para isto após grelhar seu bife, retire-o da frigideira e acrescente caldo de carne na frigideira, meia taça de vinho tinto seco, uma colher cheia de salsinha e mexa bem encorporando a crosta da frigideira ao caldo e para engrossar um pouco o molho é só colocar uma colher de sobremesa de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água no molho e acrescentar os champinhons. Regue seu bifes com este molho e sirva com seu arroz e batatas palha.

Ingredientes:

4 xícaras de arroz cozido ou 2 xícaras de arroz cru.
1 cebola grande cortada em cubinhos.
3 colheres de sopa cheia de margarina.
100 g de queijo parmesão.
50 g de champinhom.
Leite que baste.
1 cubo de caldo de legumes (opcional)



Uno abbraccio e bonno apetito!
Marco Canhete
(18/05/2013)
        

sábado, 11 de maio de 2013

Sábado de "comidinha"rápida!

       É sábado, ainda é dia de correria com os trabalhos, mas não podemos deixar de fazer algo para comer! Então vamos preparar uma fritada rápida com camarões? Passo na Peixaria do meu Amigo Jackson no centro de Iguaba Grande, pego R$ 10,00 de camarões graúdos e vou correndo para casa para preparar o meu almoço!


       É isso, junte aos camarões já descascados e limpos, cebola, alho, tomate, salsa, coentro, sal a gosto, os ovos e um bom azeite para dourar a fritada. Pique a cebola e o tomate, reserve. Corte a salsa e o coentro e reserve. Em bacia ou prato fundo bata os ovos, iniciando pelas claras e acrescentando as gemas depois, para dar um toque espumante (tipo suflê) a fritada e acrescente os outros ingredientes. Mexa suavemente. Leve ao fogo brando uma frigideira anti-aderente, coloque um fio de azeite ou margarina e despeje a porção desejada, arrume os camarões para que eles fique bem distribuídos pela fritada, e deixe fritando em fogo baixo, o.k.? Para virar sua fritada e dourar do outro lado, existe uma dica que eu aprendi com a minha querida e saudosa "mãe", que é colocar um prato sobre a frigideira, espalmar firmemente com uma mão o prato e virar a frigideira fazendo com que a fritada fique de cabeça para baixo. Aí é só escorregar a mesma de volta para frigideira e levar novamente ao fogo. Faça este processo em cima da pia, para evitar que caso escorra alguma parte de sua fritada, não caía sobre o fogão.


Então, esta douradinha em baixo, chegou a hora de virar! 


                                               Coloque o prato em cima da frigideira e vire conforme a foto!

Volte para a frigideira para dourar do outro lado!

       É isso, colocar na mesa junto com uma saladinha de alface, tomate, cebola e cenourinha ralada mais um pouco de arroz branco e desfrutar de um almoço rápido e muito saboroso!  

Espero que vocês tenham curtido!

Detalhe, se não tiver os camarões, a sobra do frango assado do almoço do dia anterior, caí muito bem, é só acrescentar uma cenoura ralada ou ervilhas com um pouco de parmesão e você já terá outro modelo de fritada.


Marco Canhete
(10/05/2013)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comer esfirras em Iguaba Grande?

        Caso você esteja com preguiça e queira comer as esfirras da receita da postagem anterior, já prontinhas e quentinhas, e é claro, esteja na Região dos Lagos e em Iguaba Grande, é só ir na FLALANCHES, de propriedade do simpático Edvaldo no Bairro Estação, próximo ao Supermercado Tinoco, e lá você vai encontrar também as tradicionais e deliciosas "coxinhas" de presunto e queijo e uma empada de Peito de Peru com Queijo Minas de comer de joelho. Confira! Você vai adorar!

Olha aí as Esfirras, as Empadas e as famosas Coxinhas na estufa te esperando!

       
          
                  As tradicionais coxinhas e as maravilhosas empadas de Peito de Peru com Queijo Minas!



É isso ai, pessoal até a próxima postagem e espero que vocês tenham gostado das dicas.



Marco Canhete
(09/05/2013)



Adoro esfirras!!!

       Gosto muito de esfirras. Carne, Frango ou queijo minas, são deliciosas. As árabes são as preferidas e mais gostosas é claro, mas também gosto muito das de lanchonetes. É claro que a massa tem que ser bem leve, senão vira "borrachudo de botequim"! Hoje vou passar uma receita muito boa, mas não é a árabe, pois esta é uma massa difícil de trabalhar, requer ingredientes específicos da culinária árabe e precisa de um forno industrial de temperatura bem mais elevada, diferente dos fornos caseiros. 

Este é o produto final. Carne ou Frango com Catupiry!

       Então vamos começar? Para a massa separe na sua bancada de trabalho (mesa), 1 kg de farinha de trigo, 3 ovos, 100 g de fermento biológico fresco, 1 copo americano de óleo, 2 copos americanos de leite morno, 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal. 
Coloque na bacia o fermento, esfarelando-o com as mãos, junte o açúcar, misture e acrescente o leite morno (nunca quente, pois ele quebra o processo de dupla fermentação e retarda o crescimento), aguarde uns 15 minutos e coloque os ovos ligeiramente batidos e óleo. Misture bem e vá aos poucos acrescentado a farinha (cerca de 800 g peneirada), até a massa ficar bem consistente, transfira da bacia para uma bancada, e vá misturando e sovando bem com as mãos, utilizando aos poucos o restante da farinha (200 g) até você sentir a massa desgrudando das suas mãos. Não deixe também ela muito seca, sempre sobra um pouquinho de farinha para a hora de esticar  a massa. Da bola que se formou vá esticando, rolando para trás e para frente, até obter um cilindro de massa, divida em quatro partes iguais, e cada parte divida em 7 e 8 pedaços (2 partes com 7 e 2 partes com 8), a receita da para 30 unidades. Faça bolinhas como na foto e coloque para descansar por 30 minutos. Salpique um pouco de farinha de trigo no fundo do tabuleiro que vai para o descanso.


Acima o leite morno já esta com o fermento e o açúcar misturado na bacia.
      
Misture, colocando a farinha aos poucos.
Transfira para uma bancada e misture com as mãos, sovando-a  por uns 15 minutos.


Depois de bem sovada a massa ficará assim.


Divida conforme as figuras acima e vá colocando no tabuleiro para o descanso da massa.
Indo para descansar. Cubra com um pano e coloque no forno desligado. Um copo com água quente ao lado do tabuleiro, melhora o tempo de crescimento! Deixe por 30 minutos.

 Após os 30 minutos este é o resultado! 
      
        Volte para a mesa de trabalho e uma a uma vá abrindo cuidadosamente, em forma de círculo. recheie e feche como indicado nas fotos abaixo.






Para o fechamento, como você deve ter notado, primeiro dobre a parte de baixo, depois um lado e em seguida o outro, formando assim um triângulo. para selar bem este fechamento pincele as bordas com clara de ovos. Guarde as gemas para pincelar as esfirras antes de colocá-las no forno.
Basicamente é isso! Mãos a obra, boa sorte e "Buono Appetito!"

Marco Canhete
(08/05/2013)

domingo, 5 de maio de 2013

Domingo de Peixe frito e Pirão

       Até que emfim que é sexta-feira? Não, que bom que é Domingo! 
Acordei, ou melhor, dormi pensando em almoçar um "Peixe frito com Pirão". Sendo assim vamos colocar a vontade em prática. Fui direto a peixaria do meu amigo Jackson, no centro de Iguaba Grande, ver o que ele tinha de peixe para fritar. Os camarões de lá estão sempre bem fresquinhos, eu recomendo, fora a simpatia do amigo e de todos que lá trabalham para com os clientes que ali vão atrás de peixes e frutos do mar saudáveis. Escolhi umas Corvinas, além de frescas são muito boas para fritar, resolvi levar uns camarões, de tão apetitosos que estavam e dali fui ao sacolão, pegar os ingredientes necessários para acompanhar o prato principal.  
       Resolvi fazer para acompanhar este Peixe, um Molho de Camarão, para quem não gosta de Pirão e um Arroz de Brócolis, além do Arroz Branco.
 Aí tem 2 kg de corvina fresca e 1 kg de camarão médio.
Os ingredientes do Sacolão foram: 1 maço de brócolis, 1 de salsa, 2 de coentro, alho, cebola, tomate, pimentão e limão. 
       Para o Arroz, fiz duas medidas e meia (2 copos e meio), coloquei o brócolis para cozinhar, piquei bastante alho e reservei. O brócolis deve ser cozido da seguinte maneira: Coloque uma panela com bastante água para ferver, acrescente sal á gosto e quando estiver fervendo, coloque uma colher de sobremesa cheia de bicarbonato de sódio, em seguida coloque o brócolis já lavado e selecionado (tire um pouco dos caules grossos, da ponta e algumas folhas grandes e descarte) dentro da água e marque 3 minutos. Escorra e reserve, quando estiver frio pique todo e reserve. 
 Faça o arroz normalmente e reserve. Em uma panela coloque 2 colheres de azeite e uma de óleo e junte o alho picado, dourando sem deixá-lo queimar, acrescente o brócolis, mexa bem e junte o arroz cozido. Incorpore bem o brócolis com o arroz, que ficará bem verdinho e delicioso. Pronto!

       O Pirão é bem simples, pegue as cabeças do peixe e pelo menos um rabo, tempere, coloque em uma panela e acrescente, cebola, alho, tomate, pimentão, bastante coentro e salsa, colorau e um pouco de molho de tomates. Cubra com água (uns 2 litros) e cozinhe por uns 20 minutos. 

       Coe este caldo, retire as cabeças e o rabo e cuidadosamente tire os pedaços de carne e reserve. Pique bem picadinho, tomate, cebola, alho, salsa e coentro. Na mesma panela refogue todos os ingredientes acima, sempre a cebola e alho em primeiro lugar, depois vá colocando o restante aos poucos e junte a este refogado o caldo coado,  umas 100 g do camarão limpo mais a carne de peixe reservada. 

Mexa bem deixe apurar até ferver. Coloque a farinha em uma vasilha pequena, abaixe o fogo e acrescente aos poucos e bem devagar a farinha, mexendo sempre, para não empelotar. Para esta quantidade de água, cerca de 2 litros, coloque 1 xícara de farinha, mais ou menos. 
       O Molho de camarão é o mais simples. Depois de todo limpo, não esqueça de tirar a tripa que vai bem em cima da carne do camarão, para isto faça com uma faquinha um pequeno corte de ponta a ponta e tire a tripinha, tempere-o com sal e alho (nunca use limão, ele emborrachara o seu camarão) e reserve. Em uma outra panela pequena, coloque cebola picada, refogue bem, acrescente um cubo de caldo de legumes (opcional) junte o molho de tomates pronto, um pouquinho de água para afinar e acrescente os camarões, cozinhe por uns 5 minutos, corrija o sal e pronto. Não cozinhe muito os camarões, senão fatalmente eles ficarão duros. 

 Agora é só temperar o peixe, com sal e alho (se for usar limão, só coloque minutos antes de fritá-los). Coloque farinha em um prato e passe as postas antes de levá-las ao óleo bem quente. Tem o truque do saco, que aprendi com a minha nora Clarisse. Coloque a farinha dentro de um saco plástico, junte duas ou três postas dentro do saco e vá sacudindo, até encorpora a farinha por todas as postas, tire com um garfo e leve ao óleo quente. 
       Agora é só levar para mesa o peixe, o molho de camarão, o arroz de brócolis e o pirão com a salada caprichada da Clarisse e chamar a turma para o almoço.


Nossa, estamos reunidos a mesa para um delicioso almoço de Domingo, eu, minha esposa Alzira, meu filho Patrick, minha nora Clarisse, meu netinho Lucas e os amigos Edvaldo e Neusimar. Só faltam a mesa meu outro filho André e a nora Carol. Este prato deu para 6 pessoas comerem bem.

Segue a receita na íntegra:

2 Kg de Peixe
1 Kg de Camarão
4 limões
2 cebolas
3 tomates
2 molhos de coentro
1 molho de salsa
1 maço de brócolis
1 pimentão
1 cabeça de alho
1 sache (340 g) de molho de tomate
1 xícara de farinha
1 colher de sobremesa de bicarbonato
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres de sopa de colorau

É isso, até a próxima postagem!

sábado, 4 de maio de 2013

Cheguei com fome, o que comer?

Caracas! Cheguei agora depois de um dia de muitos trabalhos. O que comer? Tenho espaguete na despensa e vou ver o que tem na geladeira. Achei sobras do frango assado do almoço, um pouco de presunto, parmesão, cebola, 1/2 lata de ervilha, só falta o creme de leite! É isso coloco a água no fogo para o macarrão cozinhar, pego uma frigideira, adiciono uma colher de manteiga (margarina), junto cebola bem picadinha, refogo, acrescento o presunto em tirinhas, o frango desfiado, as ervilhas e por fim o creme de leite com uma bela colherada de salsinha picada. Já tenho meu molho! Se ficar muito grosso acrescente um pouco de leite até o ponto desejado e corrija o sal e se ficar muito ralo um pouquinho de leite com amido de milho (maisena) resolverá o problema. O Macarrão já esta no ponto, de preferência "al dente", escorra, incorpore o molho ao espaguete e buono appetito! Aí esta seu Espaguete á Parisiense. Algumas receitas acrescentam gema de ovos no molho, mas não acho necessário. Ah! Não esqueça do parmesão na hora de servir.
Junte a este prato uma bela taça de vinho tinto seco e um bom descanso após o jantar!!!!!
Marco Canhete

Foto tirada do site "Diario de Casal" (dica de culinária A2)
* Em breve com minha própria foto!

Mapa de onde eu gostaria ter nascido, apesar de ter orgulho de ser Brasileiro!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Carne Assada Recheada para meu filho!

Hoje é o aniversário do meu filho mais velho, o André. Em homenagem a ele, que adora Carne Assada recheada , vou dar dicas e a  receita, da melhor Carne que já tive o prazer de saborear,  e agradeço ter aprendido com uma "Nonna Italiana" esta maravilhosa receita. Então vamos lá...

Foto tirada e pertencente ao Blog Receitices. Em breve com minha foto!

Em primeiro lugar vem a escolha da carne, que poderá ser lagarto plano, redondo, músculo ou outra carne de sua escolha, mas eu recomendo o Lagarto plano, por ser a mais apropriada a receber recheios e ter a textura mais recomendada para este tipo de assado. 

Na foto uma peça de mais ou menos 1 1/2 de Lagarto plano.

Coloque a peça sobre uma bancada e na sua lateral (onde você ira tirar as fatias) faça um pequeno corte com uma faca fina, um pouco menor do que o diâmetro da linguiça e  vá introduzindo a calabresa até ela chegar do outro lado da carne. 
Com a linguiça congelada fica mais fácil o recheio!

       Para uma melhor penetração, congele a linguiça, horas antes desta operação, pois ela congelada, é muito mais fácil para o recheio. Feito isto, com a pontinha da mesma faca vá fazendo furinhos pequenos e colocando neles pedaços de bacon em toda a volta da carne (É opcional, mais fica uma delícia), para em seguida temperá-la. Nesta etapa, do tempero, use apenas sal ou tempero completo, molho inglês, pimenta do reino, caso você goste e um pouco de vinho tinto seco. Se for fazer um tempero de véspera não use alho picado, para que quando você for dourar a carne ele não queime no fundo da panela e a pimenta, sempre moída na hora. 


O tempero de véspera é bem recomendado para uma carne mais saborosa!
Feito isto, cubra com um plástico e leve a geladeira até o dia seguinte.


Hora de dourá-la! Utilize uma panela grande, acrescente óleo, deixe esquentar bem e com um garfo longo coloque a carne no fundo da panela e vá dourando, virando-a de todos os lados. Mantenha ao lado um fervedor com água quente e uma concha, para que conforme você esteja dourando e virando a carne, vá colocando aos poucos pequenas quantidades de água no fundo da panela, nunca em cima da carne. Estas pequenas porções de água irão liberar "crostas" do fundo da panela, acrescentando cada vez mais um dourado especial para sua carne. Este processo dura em torno de uns 30 minutos, para obter um tom bem amarronzado para sua carne, por isso, paciência, boa comida demanda tempo, mas vai valer a pena!
Após este longo processo, cubra a carne com água bem quente (água fria endurece e retarda o cozimento da sua carne) e coloque todos os outros ingredientes que devem estar reservado em uma bacia, mexendo para incorpora-los ao seu assado. Mantenha sempre o fervedor com água quente, pois durante o processo de assar, a carne irá secar e será preciso ir aos poucos acrescentando mais água. Todo o processo deverá durar em torno de uma hora e meia mais ou menos, mas é importante que depois de uma hora, que você retire a carne da panela, fatie-a e retorne novamente a panela para o término do seu cozimento. Acrescente 1 colher de sopa, ou mais de amido de milho (maisena) no caldo para encorpar o molho dourado. Para ocasiões especiais acrescente champinhom fatiado que fica muito bom. É isso aí, espero que você obtenha êxito nesta empreitada, e caso tenha dúvida entre em contato, que terei o maior prazer de tirar as suas dúvidas. bom apetite e segue aí a receita...

Ingredientes:

. 2 Kg de lagarto plano
. 2 unidades de linguiça calabresa
. 100 g de Bacon
. 2 cebolas grandes
. 1 pimentão
. 2 tomates
. 1 cabeça de alho
. 3 folhas de louro
. 2 cubos de caldo de carne ou legumes
. 1 colher de café de cominho
. Sal á gosto
. Pimenta do reino á gosto
. 1 copo de vinho tinto seco
. 3 colheres de sopa de molho inglês
. 1/2 maço de coentro e o mesmo de salsa
. Água que baste - sempre quente
. 1 1/2 colher de amido de milho

Obs. Junte todos os ingredientes numa bacia e use conforme descrito acima. 
       Fica muito bom juntar batatas para o acompanhamento. Se resolver fazer isto, a dica é colocá-las para cozinhar com a carne, depois do processo de fatiar a carne. Fatie-a, volte para a panela com as batatas, até que elas estejam cozidas. Elas ficaram com uma cor acaramelada fantástica. Muita salsinha por cima na hora de servir, dá um toque especial!